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O Marketing Relacional e a fidelização dos estudantes: um estudo aplicado ao CCSo da UFMA-Brasil e à ESTG do IPL-Portugal
dc.contributor.advisor | Marques, Alzira Maria Ascensão | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria Raimunda Marques | |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T10:07:52Z | |
dc.date.available | 2013-04-02T10:07:52Z | |
dc.date.issued | 2013-04-02 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, grandes mudanças na política, governança, estrutura e status de ensino superior têm sido realizadas em todo o mundo. As mudanças ambientais, como a privatização,diversificação, descentralização, internacionalização e aumento da concorrência são comuns à maioria dos países. Estas mudanças têm um efeito sobre como as Instituições do Ensino Superior (IES) operam hoje em dia e como são com são percecionadas pelos seus stakeholders. Face ao exposto, algumas IES estão aplicando o marketing para ganhar vantagem competitiva. A captação de estudantes é importante, mas a fidelização dos seus diplomados revela-se de maior importância, uma vez que se traduz não apenas no regresso à IES para novas formações, mas na sua recomendação. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo verificar a utilidade da orientação para o estudante das IES, pelo que nos propomos estudar a influência das práticas do Marketing Relacional na satisfação e fidelização dos estudantes. Para o efeito, escolhemos para objeto de estudo duas IES: o Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão- Brasil e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria- Portugal e como unidade de análise os estudantes da licenciatura dessas duas instituições. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 1007 estudantes efetuou-se o estudo quantitativo e transversal, com a finalidade de estudar as relações entre as variáveis de um modelo concetual deduzido da revisão de literatura sobre marketing relacional. Os resultados evidenciaram a importância do Marketing Relacional na satisfação dos estudantes e a relação entre as variáveis chave do marketing relacional: satisfação, confiança, compromisso e fidelização dos estudantes.Este estudo mostrou que as IES devem ver o marketing como uma oportunidade de melhorar o seu desempenho e adotar o marketing relacional que privilegie e a fidelização dos seus diplomados e que a satisfação destes facilite a captação de novos estudantes através da recomendação. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/751 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Marketing Relacional | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Fidelização | por |
dc.subject | Compromisso | por |
dc.subject | Confiança | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.title | O Marketing Relacional e a fidelização dos estudantes: um estudo aplicado ao CCSo da UFMA-Brasil e à ESTG do IPL-Portugal | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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