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Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, José Brites
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorCosta, Ana Sofia Machado
dc.date.accessioned2016-06-28T13:24:51Z
dc.date.available2016-06-28T13:24:51Z
dc.date.issued2016-05-18
dc.description.abstractAtualmente, tem-se verificado um esforço para modificar o paradigma das culturas escolares, tendo as culturas colaborativas cada vez mais um papel de destaque em detrimento das culturas individualistas. O trabalho colaborativo promove a aprendizagem contínua e o sucesso de todos os envolvidos. Paralelamente, o enraizamento de uma prática colaborativa promove as práticas de articulação curricular, promovendo a adequação do currículo às necessidades e características dos alunos. Contudo, tem-se verificado que a sua aplicação efetiva fica aquém das expectativas, apontando-se como principais obstáculos a falta de trabalho colaborativo, a incompatibilidade de horários, o excesso de tarefas e o desconhecimento do próprio conceito de articulação curricular. Deste modo, considerámos relevante conhecer a conceção dos docentes do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do grupo de Ciências Naturais acerca do processo de articulação curricular e de trabalho colaborativo. Esta investigação é do tipo descritivo, tendo-se recorrido à triangulação de dados. Foram utilizados como instrumento de recolha de dados o questionário e a entrevista. A amostra é constituída por oito docentes, maioritariamente do sexo feminino, com mais de 16 anos de serviço e metade desempenha cargos de supervisão e avaliação docente. Os docentes consideram que a articulação curricular consiste na promoção de atividades conjuntas que favoreçam a transição dos alunos entre o 2.º e 3.º CEB e que o trabalho colaborativo envolve a planificação de atividades letivas, a elaboração de materiais de apoio e a reflexão conjunta. Apesar da conceção de articulação curricular ser adequada, praticá-la em todas as suas vertentes mostra-se ser mais complexo. Por outro lado, o trabalho colaborativo parece estar enraizado no grupo em estudo, existindo uma forte cultura de interajuda. Será fundamental esclarecer conceitos e rentabilizar a hora semanal atribuída para o efeito.pt_PT
dc.identifier.tid201201755pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1927
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 3º ciclopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.titleTrabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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