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Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Ferreira, José Brites | |
| dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
| dc.contributor.author | Costa, Ana Sofia Machado | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-28T13:24:51Z | |
| dc.date.available | 2016-06-28T13:24:51Z | |
| dc.date.issued | 2016-05-18 | |
| dc.description.abstract | Atualmente, tem-se verificado um esforço para modificar o paradigma das culturas escolares, tendo as culturas colaborativas cada vez mais um papel de destaque em detrimento das culturas individualistas. O trabalho colaborativo promove a aprendizagem contínua e o sucesso de todos os envolvidos. Paralelamente, o enraizamento de uma prática colaborativa promove as práticas de articulação curricular, promovendo a adequação do currículo às necessidades e características dos alunos. Contudo, tem-se verificado que a sua aplicação efetiva fica aquém das expectativas, apontando-se como principais obstáculos a falta de trabalho colaborativo, a incompatibilidade de horários, o excesso de tarefas e o desconhecimento do próprio conceito de articulação curricular. Deste modo, considerámos relevante conhecer a conceção dos docentes do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do grupo de Ciências Naturais acerca do processo de articulação curricular e de trabalho colaborativo. Esta investigação é do tipo descritivo, tendo-se recorrido à triangulação de dados. Foram utilizados como instrumento de recolha de dados o questionário e a entrevista. A amostra é constituída por oito docentes, maioritariamente do sexo feminino, com mais de 16 anos de serviço e metade desempenha cargos de supervisão e avaliação docente. Os docentes consideram que a articulação curricular consiste na promoção de atividades conjuntas que favoreçam a transição dos alunos entre o 2.º e 3.º CEB e que o trabalho colaborativo envolve a planificação de atividades letivas, a elaboração de materiais de apoio e a reflexão conjunta. Apesar da conceção de articulação curricular ser adequada, praticá-la em todas as suas vertentes mostra-se ser mais complexo. Por outro lado, o trabalho colaborativo parece estar enraizado no grupo em estudo, existindo uma forte cultura de interajuda. Será fundamental esclarecer conceitos e rentabilizar a hora semanal atribuída para o efeito. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201201755 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1927 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 3º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
| dc.title | Trabalho colaborativo e articulação curricular entre o 2º e o 3º ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
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