Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
892.93 KB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Atualmente, tem-se verificado um esforço para modificar o paradigma das culturas
escolares, tendo as culturas colaborativas cada vez mais um papel de destaque em
detrimento das culturas individualistas. O trabalho colaborativo promove a aprendizagem
contínua e o sucesso de todos os envolvidos. Paralelamente, o enraizamento de uma
prática colaborativa promove as práticas de articulação curricular, promovendo a
adequação do currículo às necessidades e características dos alunos. Contudo, tem-se
verificado que a sua aplicação efetiva fica aquém das expectativas, apontando-se como
principais obstáculos a falta de trabalho colaborativo, a incompatibilidade de horários, o
excesso de tarefas e o desconhecimento do próprio conceito de articulação curricular.
Deste modo, considerámos relevante conhecer a conceção dos docentes do 2.º e 3.º Ciclo
do Ensino Básico (CEB) do grupo de Ciências Naturais acerca do processo de articulação
curricular e de trabalho colaborativo.
Esta investigação é do tipo descritivo, tendo-se recorrido à triangulação de dados. Foram
utilizados como instrumento de recolha de dados o questionário e a entrevista. A amostra
é constituída por oito docentes, maioritariamente do sexo feminino, com mais de 16 anos
de serviço e metade desempenha cargos de supervisão e avaliação docente.
Os docentes consideram que a articulação curricular consiste na promoção de atividades
conjuntas que favoreçam a transição dos alunos entre o 2.º e 3.º CEB e que o trabalho
colaborativo envolve a planificação de atividades letivas, a elaboração de materiais de
apoio e a reflexão conjunta.
Apesar da conceção de articulação curricular ser adequada, praticá-la em todas as suas
vertentes mostra-se ser mais complexo. Por outro lado, o trabalho colaborativo parece
estar enraizado no grupo em estudo, existindo uma forte cultura de interajuda. Será
fundamental esclarecer conceitos e rentabilizar a hora semanal atribuída para o efeito.
Description
Keywords
Currículo Ensino básico do 2º ciclo Ensino básico do 3º ciclo Trabalho colaborativo