Publication
Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Tavares, Dina dos Santos | pt_PT |
dc.contributor.author | Graça, Ana Sofia Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T15:17:22Z | |
dc.date.available | 2022-11-03T15:17:22Z | |
dc.date.issued | 2022-06-06 | |
dc.description.abstract | No âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, elaborei este relatório que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte é composta por uma dimensão reflexiva, onde apresento uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências que vivenciei ao longo das Práticas Pedagógicas em ambos os contextos (1.º e 2.º CEB). Nesta são apresentados os receios e as expetativas que senti em cada um dos contextos, bem como as estratégias metodológicas utilizadas, as dificuldades e aprendizagens que desenvolvi em cada uma das componentes do processo de ensino e aprendizagem. Na dimensão investigativa apresento o estudo que realizei na Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem. De forma a atingir este objetivo foram implementados três testes na referida turma. Para este estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de casos múltiplos. A recolha de dados foi realizada através da observação participante e, consequentemente de notas de campo, bem como através da análise documental dos testes realizados pelos alunos-caso. Os resultados obtidos parecem demonstrar que o teste proporciona aos alunos uma reflexão sobre as suas primeiras produções, permitindo-lhes identificar e corrigir os seus erros de forma autónoma. Ao professor, o teste permite-lhe um acompanhamento mais objetivo das aprendizagens que os seus alunos realizam, bem como uma reflexão sobre as suas ações educativas, que lhe permite repensar e reajustar a sua intervenção. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203087593 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7827 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino das Ciências Naturais | pt_PT |
dc.title | Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. | pt_PT |
dc.title.alternative | O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino básico | pt_PT |