Repository logo
 
Publication

Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorTavares, Dina dos Santospt_PT
dc.contributor.authorGraça, Ana Sofia Ferreira da
dc.date.accessioned2022-11-03T15:17:22Z
dc.date.available2022-11-03T15:17:22Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.description.abstractNo âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, elaborei este relatório que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte é composta por uma dimensão reflexiva, onde apresento uma reflexão crítica e fundamentada sobre as experiências que vivenciei ao longo das Práticas Pedagógicas em ambos os contextos (1.º e 2.º CEB). Nesta são apresentados os receios e as expetativas que senti em cada um dos contextos, bem como as estratégias metodológicas utilizadas, as dificuldades e aprendizagens que desenvolvi em cada uma das componentes do processo de ensino e aprendizagem. Na dimensão investigativa apresento o estudo que realizei na Prática Pedagógica, no contexto do 2.º CEB, numa turma de 6.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber o contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem. De forma a atingir este objetivo foram implementados três testes na referida turma. Para este estudo adotei o paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa e um design de casos múltiplos. A recolha de dados foi realizada através da observação participante e, consequentemente de notas de campo, bem como através da análise documental dos testes realizados pelos alunos-caso. Os resultados obtidos parecem demonstrar que o teste proporciona aos alunos uma reflexão sobre as suas primeiras produções, permitindo-lhes identificar e corrigir os seus erros de forma autónoma. Ao professor, o teste permite-lhe um acompanhamento mais objetivo das aprendizagens que os seus alunos realizam, bem como uma reflexão sobre as suas ações educativas, que lhe permite repensar e reajustar a sua intervenção.pt_PT
dc.identifier.tid203087593pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7827
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino das Ciências Naturaispt_PT
dc.titleUma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar.pt_PT
dc.title.alternativeO contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo de Ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE - doc. final (1).pdf
Size:
2.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: