Repository logo
 
Publication

Quem conta uma história…acrescenta uma memória

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorPaour, Teresa Paula Teles de Aquino
dc.date.accessioned2019-01-15T11:18:50Z
dc.date.available2019-01-15T11:18:50Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.description.abstractEste trabalho surge no contexto do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e é referente à unidade curricular de Projeto. A intervenção e investigação desenvolvidas no Projeto tiveram por base o princípio de que as artes (a literatura, a expressão plástica, o teatro, a dança, o canto, a música, etc.) desempenham um papel de extrema importância na formação integral e harmoniosa da criança. Com este intuito, foram desenvolvidas atividades educativas que envolveram as áreas artísticas, tendo a animação leitora e a expressão plástica sido as dimensões trabalhadas. Em termos gerais, a finalidade do projeto incidiu sobre a compreensão do significado que as crianças atribuem às personagens principais dos contos e como se identificam com as mesmas, através da criação de ambientes que potencia um posicionamento crítico face às mundividências que atravessam os contos selecionados, favorecendo a expressão das suas reflexões, numa lógica de construção coletiva de significados, onde a palavra e a criação plástica se articulam. A metodologia utilizada assenta na recolha, análise e interpretação de dados emergentes da observação participante e questionários (inquéritos e entrevistas), tendo o processo de investigação-ação sido realizado na Academia de Artes Tempos Brilhantes, com crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Os resultados obtidos indicam-nos que, efetivamente, as crianças identificam-se com as personagens dos contos, relacionando-as com o seu dia-a-dia. Constatou-se que é de extrema importância que tenham ajuda para refletir sobre as situações que envolvem essas personagens e que tenham auxílio para perceber qual a intenção de cada conto, transferindo para o seu dia-a-dia as aprendizagens de cada personagem. Retiraram-se também conclusões sobre qual deve ser o papel do animador da leitura neste processo: - Selecionar criteriosamente os textos a ler dando, espaço às crianças para que elas também possam participar e decidir nestas escolhas; - Conhecer o grupo de crianças e adequar a intervenção às suas necessidades e aprendizagens; - Crie momentos de leitura diferenciados, envolvendo as linguagens artísticas e “provocando” o processo criativo e expressivopt_PT
dc.identifier.tid202139654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3730
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectAnimaçãopt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectExpressão Plásticapt_PT
dc.subjectContopt_PT
dc.titleQuem conta uma história…acrescenta uma memóriapt_PT
dc.title.alternativeIntervenção em Animação Leitora e Expressão Plásticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção e Animação Artísticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Quem+conta+uma+história_.acrescenta+uma+memória!_Final.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: