Publication
Quem conta uma história…acrescenta uma memória
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Paour, Teresa Paula Teles de Aquino | |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T11:18:50Z | |
dc.date.available | 2019-01-15T11:18:50Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.description.abstract | Este trabalho surge no contexto do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e é referente à unidade curricular de Projeto. A intervenção e investigação desenvolvidas no Projeto tiveram por base o princípio de que as artes (a literatura, a expressão plástica, o teatro, a dança, o canto, a música, etc.) desempenham um papel de extrema importância na formação integral e harmoniosa da criança. Com este intuito, foram desenvolvidas atividades educativas que envolveram as áreas artísticas, tendo a animação leitora e a expressão plástica sido as dimensões trabalhadas. Em termos gerais, a finalidade do projeto incidiu sobre a compreensão do significado que as crianças atribuem às personagens principais dos contos e como se identificam com as mesmas, através da criação de ambientes que potencia um posicionamento crítico face às mundividências que atravessam os contos selecionados, favorecendo a expressão das suas reflexões, numa lógica de construção coletiva de significados, onde a palavra e a criação plástica se articulam. A metodologia utilizada assenta na recolha, análise e interpretação de dados emergentes da observação participante e questionários (inquéritos e entrevistas), tendo o processo de investigação-ação sido realizado na Academia de Artes Tempos Brilhantes, com crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Os resultados obtidos indicam-nos que, efetivamente, as crianças identificam-se com as personagens dos contos, relacionando-as com o seu dia-a-dia. Constatou-se que é de extrema importância que tenham ajuda para refletir sobre as situações que envolvem essas personagens e que tenham auxílio para perceber qual a intenção de cada conto, transferindo para o seu dia-a-dia as aprendizagens de cada personagem. Retiraram-se também conclusões sobre qual deve ser o papel do animador da leitura neste processo: - Selecionar criteriosamente os textos a ler dando, espaço às crianças para que elas também possam participar e decidir nestas escolhas; - Conhecer o grupo de crianças e adequar a intervenção às suas necessidades e aprendizagens; - Crie momentos de leitura diferenciados, envolvendo as linguagens artísticas e “provocando” o processo criativo e expressivo | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202139654 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3730 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Animação | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Expressão Plástica | pt_PT |
dc.subject | Conto | pt_PT |
dc.title | Quem conta uma história…acrescenta uma memória | pt_PT |
dc.title.alternative | Intervenção em Animação Leitora e Expressão Plástica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Quem+conta+uma+história_.acrescenta+uma+memória!_Final.pdf
- Size:
- 2.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: