Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Os pepinos-do-mar constituem um recurso marinho economicamente importante, utilizado em determinados países como alimento gourmet, e também extremamente valorizado pela indústria farmacêutica em virtude do seu elevado valor medicinal. Consequentemente, a exploração deste recurso marinho tem aumentado significativamente, resultando em perturbações ao nível da sua sustentabilidade, sendo a sua produção em aquacultura uma das alternativas para combater a sobre-exploração.
Um dos principais objetivos estabelecidos para este trabalho, teve por base a aplicação de técnicas de identificação do género em Holothuria forskali: técnica com agulha de biópsia; técnica com aspiração; técnica com pequena incisão na zona dorsal e técnica com corte na parte anterior. As técnicas foram complementadas com a análise macro e microscópica de gónadas femininas de indivíduos selvagens capturados em diferentes estádios de maturação. A técnica através da qual se conseguiram melhores resultados foi a técnica com agulha de biópsia, tendo-se obtido uma taxa de identificação de 100%, sem ocorrência de evisceração ou mortalidade. No que diz respeito à análise macro e microscópica de gónadas, a mesma permitiu associar diferentes graus de coloração das gónadas a estádios de maturação distintos, sendo tanto mais avançado o estádio de maturação, quanto maior é o diâmetro dos oócitos e quanto mais intensa é a sua cor. No entanto, verificou-se uma exceção num dos grupos de estudo, onde as gónadas mais esbranquiçadas apresentavam oócitos com diâmetros maiores, em comparação com as gónadas cuja coloração era mais intensa, o que poderá dever-se ao facto desta gónada se encontrar num estádio imediatamente pós-desova.
No decorrer do presente trabalho, foram também abordadas duas alternativas de regimes de acondicionamento para holotúrias, monocultivo e policultivo. Este ensaio teve como objetivo verificar se o acondicionamento de H. forskali, em regime de policultivo com Sparus aurata, é uma prática viável. Para tal, foram avaliadas as taxas de mortalidade e evisceração, a variação de peso e o índice gonadossomático (IG). A taxa de mortalidade no grupo de estudo mantido sob o regime de monocultivo foi nula, enquanto que no grupo de estudo mantido sob o regime de policultivo foi de 8%. Relativamente à taxa de evisceração, no grupo de estudo mantido sob o regime de monocultivo foi de 25% e no grupo de estudo mantido sob o regime policultivo foi de 33%. Verificou-se que ocorreu uma diminuição do peso médio das holotúrias, tendo sido esta menos acentuada no grupo de estudo mantido sob o regime de monocultivo (28,25 g). O IG dos indivíduos mantidos em regime de monocultivo foi mais elevado (10,27±6,01), sugerindo que este grupo reunia condições mais favoráveis para o acondicionamento da H. forskali, comparando com o regime de policultivo (7,08±5,58). Este ensaio experimental permitiu concluir que, apesar do acondicionamento de H. forskali em regime de policultivo com S. aurata ser uma prática viável, necessita de alguns ajustes, visando a sua otimização de forma a obter melhores resultados, principalmente ao nível da variação do peso médio e do IG.
A adaptação dos indivíduos às condições de acondicionamento, a sua capacidade de sobrevivência em cativeiro, bem como a sua adaptação a diferentes tipos de alimento fornecido, são algumas das características que tornam a H. forskali numa espécie com elevado potencial para a aquacultura, podendo, desta forma, constituir uma nova espécie para introdução nesta indústria, não só em Portugal, como na Europa.
Description
Keywords
holotúrias identificação do género gónadas índice gonadossomático cultivo de equinodermes policultivo aquacultura