Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorFreire, Beatriz Monteiro Soares
dc.date.accessioned2020-07-07T14:01:58Z
dc.date.available2020-07-07T14:01:58Z
dc.date.issued2019-11-22
dc.description.abstractO presente relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos diferentes contextos de Prática Pedagógica: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas que me proporcionaram diversas aprendizagens tanto a nível pessoal como profissional. Na segunda parte do relatório encontra-se a dimensão investigativa onde é apresentado um ensaio investigativo de carácter qualitativo onde se pretende observar, descrever e analisar o desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar, ao longo das tarefas propostas. Analisam-se os procedimentos das crianças quando realizam tarefas no âmbito da contagem de objetos, procurando-se responder à pergunta de partida “Como é que as crianças em idade pré-escolar desenvolvem a capacidade de subitizing?”. Os resultados evidenciam as diversas estratégias de contagem de objetos utilizadas pelas crianças, sobressaindo alguma capacidade de subitizing, fundamentalmente para quantidades inferiores a quatro. As maiores dificuldades em realizar subitizing relacionaram-se com a presença de mais do que uma mancha gráfica em simultâneo, ou quando era exigido o estabelecimento de relações numéricas. Por fim, apresenta-se a conclusão do relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo deste período de Prática de Ensino Supervisionada.pt_PT
dc.identifier.tid202497550pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4999
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectCálculo mentalpt_PT
dc.subjectSubitizingpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectNúmeropt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.title.alternativeO desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório+PES_Beatriz+Monteiro+Soares+Freire_.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: