Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Freire, Beatriz Monteiro Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T14:01:58Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T14:01:58Z | |
dc.date.issued | 2019-11-22 | |
dc.description.abstract | O presente relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos diferentes contextos de Prática Pedagógica: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas que me proporcionaram diversas aprendizagens tanto a nível pessoal como profissional. Na segunda parte do relatório encontra-se a dimensão investigativa onde é apresentado um ensaio investigativo de carácter qualitativo onde se pretende observar, descrever e analisar o desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar, ao longo das tarefas propostas. Analisam-se os procedimentos das crianças quando realizam tarefas no âmbito da contagem de objetos, procurando-se responder à pergunta de partida “Como é que as crianças em idade pré-escolar desenvolvem a capacidade de subitizing?”. Os resultados evidenciam as diversas estratégias de contagem de objetos utilizadas pelas crianças, sobressaindo alguma capacidade de subitizing, fundamentalmente para quantidades inferiores a quatro. As maiores dificuldades em realizar subitizing relacionaram-se com a presença de mais do que uma mancha gráfica em simultâneo, ou quando era exigido o estabelecimento de relações numéricas. Por fim, apresenta-se a conclusão do relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo deste período de Prática de Ensino Supervisionada. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202497550 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4999 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Cálculo mental | pt_PT |
dc.subject | Subitizing | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Número | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.title.alternative | O desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar. | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório+PES_Beatriz+Monteiro+Soares+Freire_.pdf
- Size:
- 1.45 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: