Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-22"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Parametrização do Fabrico Aditivo em Grande Escala por FDMPublication . Crespo, Eduardo José Custódio Branquinho; Simões, Fábio Jorge PereiraNeste trabalho é apresentado um estudo relativo ao impacto de 2 variáveis de impressão: a ventilação e a temperatura da plataforma de aquecimento, na impressão por FDM em grande escala com ABS (acrilonitrilo butadieno estireno), utilizando uma mão robô munida de um sistema de extrusão, e uma plataforma de aquecimento para o efeito. Foi selecionada uma geometria simples com um tamanho considerável para uma grande escala, por isso optou-se pela extrusão de um cubo sem "chão"nem "teto"de 390x390x390[mm]. Para testar a influência da ventilação foram testadas 2 morfologias de ventilador, e ainda a experiência de imprimir sem ventilação. A partir da observação dos resultados foi possível concluir que a impressão sem ventilação é a melhor opção para a extrusão de ABS. Foi testada a influência da plataforma de aquecimento e para tal realizaram-se testes a temperaturas diferentes da mesma, e inclusivamente realizada a impressão sem aquecimento. Este estudo concluiu que a impressão de ABS resulta melhor com a plataforma de aquecimento aquecida a 100oC, o que verifica haver relação direta entre esta temperatura e a temperatura de transição vítrea do material, que são da mesma ordem. Realizaram-se medições nos cubos impressos com recurso a um digitalizador tridimensional, e cruzando os dados obtidos a partir do mesmo com o objeto tridimensional modelado num programa de CAD 3D verificou-se que o cubo que mais se aproxima do modelo pretendido foi impresso sem ventilação e com a plataforma de aquecimento aquecida a 100oC. Por último foram realizados testes para descobrir qual o ângulo de sustentação máximo do material. Para tal, foram impressos 4 cubos com as faces inclinadas a ângulos diferentes e concluiu-se que o ângulo sustentação máximo situa-se entre os 20o e 30o.
- Aplicação WEB de faturaçãoPublication . Antunes, Marcelo André Coelho; Mendes, Sílvio Priem; Carvalho, RicardoO principal objetivo deste trabalho é relatar a experiência durante o estágio na Softpack - Software, Lda., no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel. Sendo este estágio obrigatório para a obtenção do grau de Mestre, utilizei os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico, especialmente da licenciatura e mestrado, de modo a realizar com sucesso todas as tarefas que me foram propostas. Durante o estágio trabalhei no desenvolvimento de uma aplicação web de faturação amplamente difundida em território nacional (Gestwin). O principal objetivo foi desenvolver uma versão da aplicação de faturação que funcione integralmente na web, utilizando a lógica de negócio e tecnologias em utilização na empresa. No entanto, para dar suporte à aplicação foram construídos também uma aplicação web de registo de clientes, assim como um gateway de login.
- ACCEPT – Aplicações Web para análise e visualização de dados de chão de fábricaPublication . Godinho, Eduardo Miguel Ascenso; Piedade, Maria Beatriz Guerra daO principal objetivo deste relatório é documentar as atividades realizadas no âmbito da unidade curricular de Projeto que decorreu em contexto empresarial na empresa Sinmetro. O papel da metrologia na indústria é o de manter uma rastreabilidade das características dos seus produtos para garantir a sua fiabilidade e qualidade. Uma gestão eficaz dos meios de medição favorece as negociações com os clientes pela confiança acrescida que induz, sendo, por isso, um diferenciador positivo no domínio tecnológico e comercial. Existe um conjunto de normas legais obrigatórias que as empresas da área dos pré-embalados têm de cumprir. As empresas para terem controlo sobre os produtos, seja sobre a sua qualidade ou enchimento, têm de registar e analisar os dados do chão de fábrica. O chão de fábrica é o ambiente de produção de uma empresa industrial, onde se encontram as linhas de produção. É nesse contexto que a empresa Sinmetro desenvolveu o sistema ACCEPT, que permite automatizar o processo de recolha de dados de chão de fábrica, o seu armazenamento e a sua análise e visualização através de aplicações cliente. No contexto atual da Indústria 4.0, pretende-se que os dispositivos tenham acesso aos mesmos dados de forma ubíqua. Algumas das aplicações do sistema ACCEPT revelaram-se desatualizadas por serem aplicações Desktop, exclusivas para Windows. Por isso, neste Projeto o principal objetivo foi desenvolver essas e novas aplicações em versão Web para se enquadrarem na Indústria 4.0, para análise e visualização de dados provenientes de chão de fábrica. Pretendeu-se ainda conhecer toda a cadeia de valor desde o desenvolvimento das aplicações até à sua comercialização. Neste Projeto, relativamente a conceitos, foram também objetivos conhecer a principal área de negócio da empresa, a metrologia, bem como o seu papel na Indústria 4.0, assim como conhecer todo o processo que envolve a recolha de dados de chão de fábrica e ainda explorar aplicações enquadradas na área de analytics. As aplicações Web desenvolvidas neste Projeto e descritas neste relatório são: uma aplicação de um portal que integre aplicações de forma dinâmica; uma aplicação de criação de dashboards com vários tipos de representações de dados e criar dashboards parametrizáveis para os clientes da empresa nessa aplicação; uma aplicação de consulta e parametrização de relatórios; uma aplicação para visão detalhada de índices de desempenho de linhas de produção; uma aplicação para visão detalhada de parâmetros de qualidade de processos produtos e ainda uma aplicação de cálculo de retorno de investimento. Como resultado da análise e visualização de dados, o sistema ACCEPT ajuda empresas de renome a nível nacional a auxiliar o processo de tomada de decisão, otimizar processos industriais do chão de fábrica e a garantir o cumprimento dos critérios legais do controlo metrológico de pré-embalados.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Publication . Freire, Beatriz Monteiro Soares; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte, dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso vivenciado nos diferentes contextos de Prática Pedagógica: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizando uma análise crítica e reflexiva sobre as situações vividas que me proporcionaram diversas aprendizagens tanto a nível pessoal como profissional. Na segunda parte do relatório encontra-se a dimensão investigativa onde é apresentado um ensaio investigativo de carácter qualitativo onde se pretende observar, descrever e analisar o desenvolvimento da capacidade de subitizing em crianças em idade pré-escolar, ao longo das tarefas propostas. Analisam-se os procedimentos das crianças quando realizam tarefas no âmbito da contagem de objetos, procurando-se responder à pergunta de partida “Como é que as crianças em idade pré-escolar desenvolvem a capacidade de subitizing?”. Os resultados evidenciam as diversas estratégias de contagem de objetos utilizadas pelas crianças, sobressaindo alguma capacidade de subitizing, fundamentalmente para quantidades inferiores a quatro. As maiores dificuldades em realizar subitizing relacionaram-se com a presença de mais do que uma mancha gráfica em simultâneo, ou quando era exigido o estabelecimento de relações numéricas. Por fim, apresenta-se a conclusão do relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo deste período de Prática de Ensino Supervisionada.
- Jumping AI for Unreal EnginePublication . Silva, Gabriel Quaresma Moreira da; Reis, Gustavo Miguel Jorge dos; Grilo, Carlos Fernando de AlmeidaPathfinding plays a vital role in video games, whether in terms of gameplay mechanics or player immersion. Commonly used methods only allow the simplest types of movements like walking and running. Although seldom, other types of movement, like swimming and flying, are also considered. Even rarer are mechanisms that natively contemplate jumps without the need of extra intervention of game developers. Most games overlook these movements on Non Player Characters, decreasing the realism of the experience. This dissertation discusses the limitations of Navigation Meshes when it comes to take jumps into consideration, while offering solutions to some of its problems. However, found solutions lack in automaticity, requiring high implementation times. In the interest of improving upon this problem, a new solution using grid-based any-angle pathfinding is proposed. In this approach, each cell of this navigation grid constitutes a voxel that delimits a small 3D space and is expressed in a shape of a cube. Voxels discretize the game world and are explored by a search algorithm to achieve pathfinding with jumps. In this context, performance is critical and the paths should be optimal and efficient. Results show that the voxel based solution can be successfully applied in game development and that it has relevant characteristics that could justify choosing this method over the navigation meshes alternatives for jumping.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Investigando sobre o Estabelecimento de Relações Numéricas em Contexto de Jardim de InfânciaPublication . Silva, Vera Mónica Tomás Saudade e; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche, apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados. A segunda parte do relatório está direcionada para o contexto de Jardim de Infância I. Nesta apresento uma dimensão reflexiva acerca dos momentos vivenciados neste contexto de Jardim de Infância I. Por último, a terceira parte do relatório encontra-se dividida em três dimensões. Sendo elas, a dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância II, o projeto do corpo humano e um ensaio investigativo realizado com crianças de cinco anos de idade, onde se tentou perceber o modo como estas estabelecem relações numéricas. Os resultados sugerem que as crianças desta faixa etária, neste contexto, realizam com facilidade contagem e subitizing e estabelecem relações numéricas revelando compreensão do significado das operações de adição e subtração.
- Desenvolvimento da Aplicação DiscountFinder e Serviços de SuportePublication . Simão, Diogo Miguel Vinagre; Luz, Sónia Maria Almeida da; Antunes, CarlosEste relatório explora o trabalho realizado na empresa Icingslice no âmbito do Estágio do 2º ano do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola de Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O Estágio em questão decorreu entre os meses de outubro e junho do ano letivo de 2018/2019. A solução desenvolvida, DiscountFinder, é uma aplicação móvel com o objetivo de agrupar todo o tipo de descontos num só local, qualquer entidade se pode registar e adicionar cartões de descontos que serão acessíveis pelos utilizadores finais de modo a que estes possam ser pesquisados/filtrados e utilizados de modo simples e fluído nos mais variados estabelecimentos. Neste documento são retratados todos os aspetos do desenvolvimento de três diferentes aplicações, a aplicação móvel e as respetivas aplicações de suporte, uma API e uma aplicação web, que interagem entre si para dar origem à solução DiscountFinder. Entre os aspetos relatados neste documento são incluídos uma análise da entidade de acolhimento, uma pesquisa inicial de avaliação do estado da arte, a metodologia e planeamento do desenvolvimento do projeto, a arquitetura e aspetos detalhados de todas as soluções desenvolvidas, e as ferramentas e tecnologias utilizadas para alcançar o resultado final.
- Exploring UK consumers’ perceptions and attitudes towards aquaculturePublication . Simões, Bruna Rodrigues; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Franco, Sofia C.; Kuznesof, SharronAquaculture is expanding quickly worldwide and provides more than half of the seafood production, introducing a range of potentially controversial issues, which may impact public perceptions. UK aquaculture is one of the largest EU producers by volume and value, with farmed fish and shellfish sub-sectors having very different production basis, representation, socio-economic standing and visibility across the UK. Increasing the acceptability of aquaculture, both in terms of its products and production process, evidenced by positive consumer behaviour and effective social licence to operate, is essential to enable the sustained growth of aquaculture. Similarly, improving consumer and citizen awareness and engagement with aquaculture production can constitute an important tool to motivate the transition to more sustainable production practices and higher transparency within the supply chain. However, building this approval, awareness and meaningful engagement requires an understanding of the perceptions and attitudes to aquaculture, so that effective communication and engagement strategies can be developed. The goal of this study is to enable such a transition. Accordingly, the study has been divided in two parts. Firstly, a critical literature review of consumers’ perceptions/attitudes towards aquaculture and acceptance of seafood products. Secondly, a qualitative focus group study on the perception and attitudes of UK consumers and communities towards fish and shellfish aquaculture and their products. The findings showed that there is a lack of knowledge of all participants about fish and shellfish farming, however the community mixed-consumers group (CMC) had a clearer vision of what these practices consist of, given their proximity to them. Regarding risks and benefits of aquaculture, the non-consumers (NC) emphasized a lot more the main risks of these practices, them being fish welfare and environmental impacts, likely due to this groups’ ethical beliefs. CMC group highlighted the fact that wild fish are of higher quality, being fresher and tastier, and confirming again the socio-demographic effects on consumer behaviour. Wild fish was perceived as the best regarding health and safety, which emphasizes the importance for the fish farming sector to communicate the benefits of farmed fish. The main reason for this gap between consumer perception and evidence seems to be the lack of consumer knowledge concerning aquaculture, resulting in the use of emotions to judge farmed fish and its "industrial" production process as less positive than the "natural" wild fish. Nevertheless, farmed fish has two major advantages compared to wild fish, which are more availability and lower price. The findings of this study also revealed that a more conscious choice is dependent on each person's financial standing. The future of aquaculture depends on consumer’s and citizen’s acceptance of the industry and effective social licence to operate. Studies like this one are fundamental to understand the factors that affect people's perception of aquaculture and its products. It is essential to consider potential marketing strategies designed to enhance awareness and facilitate communication about the aquaculture and its products. Therefore, a marketing strategy aiming to increase public awareness could improve the value of the product, improving the image of aquaculture products and increasing consumer preferences for farmed fish.
- APPEvolluPublication . Fonseca, Bruno José; Matias, Rosa Isabel Alves Cordeiro; Marcelino, LuísO presente relatório descreve os nove meses de duração em estágio realizado no âmbito da cadeira de estágio do mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria. O estágio curricular foi realizado na empresa Sensing Evolution, em Leiria. As tarefas desempenhadas durante estes meses passaram pela reformulação de uma aplicação móvel dedicada ao rastreio da saúde auditiva. Essa aplicação foi originalmente desenvolvida numa framework cross-platform. No entanto, apresentava alguns problemas de funcionamento, pelo que, foi sugerido o desenvolvimento utilizando ambientes de desenvolvimento especializados e orientados para sistemas operativos específicos. Desta forma, foram desenvolvidas duas aplicações, uma Android e outra para iOS. Ao longo destes meses também foram realizadas algumas alterações a um website, por forma a atualizar informação sobre a empresa. Ainda, foram desenvolvidos alguns testes automáticos à plataforma desenvolvida por membros da Sensing Evolution. A aplicação denomina-se Evollu e tem como principal objetivo realizar testes auditivos, ficando o utilizador com a noção do seu estado de saúde auditiva. Em relação à aplicação inicial, a nova aplicação Evollu apresenta um novo design e uma nova lógica de funcionamento. Com o desenvolvimento nativo, foi possível garantir que o resultado do teste auditivo fosse mais assertivo nos seus resultados. Para além da aplicação auxiliar as pessoas a descobrir o seu estado de saúde auditiva, permite ainda o agendamento de um rastreio auditivo com um profissional de saúde.
- Solução Headless REST API para e-commercePublication . Farinha, Micael José Sousa; Monteiro, Marco António de OliveiraA empresa Blue-Infinity (agora conhecida como Isobar Switzerland), para quem foi desenvolvido este projeto, decidiu que existia a necessidade de se reestruturar e reformular um dos seus projetos mais antigos associados a uma plataforma web de comércio digital (uma loja online). Esta plataforma que assenta sobre uma framework de PHP (acrónimo de “PHP: Hypertext Preprocessor”) conta com vários anos de desenvolvimento. Devido à dimensão e complexidade do seu ecossistema, tornou-se cada vez mais difícil a adaptação às necessidades dos seus clientes. Para efetuar a reformulação, o ecossistema foi dividido em duas partes. A parte associada à vista, que é apresentada ao cliente e a parte lógica, onde é efetuado todo o tratamento da informação. Este projeto irá focar-se apenas neste segundo aspeto, que será implementado através de uma Headless REST (Representional State Transfer) API (Application Programming Interface) com o foco para comércio digital. O objetivo final será obter uma API genérica com aplicabilidade ao comércio digital, completamente independente, que possa ser consumida pelo projeto responsável pela vista que é mostrada ao cliente. Este relatório descreve todo este processo de desenvolvimento, assim como as variadas decisões que foram tomadas para a implementação do mesmo, que será utilizada com o propósito de substituir a solução atual e com possibilidade de servir como base a futuros projetos.