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Advisor(s)
Abstract(s)
Actualmente, às organizações e nas organizações exigem-se e valorizam-se, interna e
externamente, práticas efectivas de responsabilidade social. Esta perspectiva, mais consentânea com a
complexidade organizacional hodierna, fundamenta-se em académicos como Keith Davis, defensor
intransigente de organizações responsáveis para com os clientes internos e externos, numa perspectiva
de interacção constante com a sociedade, numa lógica que ultrapassa, em muito, a mera dimensão
economicista. Acresce que, actualmente, a questão da responsabilidade social não é exclusiva das
empresas; outro tipo de organizações, dos mais variados sectores, estão “obrigadas” a assumirem uma
intervenção social que não se resume e esgota à actividade económica.
O bem social, colectivo e comum deve ser, nesta óptica, uma “missão moral das empresas”,
devendo estas agir, suportadas com elevados padrões morais e sociais, até para corrigir múltiplas
insuficiências sociais, institucionais, do próprio mercado e outras. Por outro lado, socialmente,
verifica-se uma maior sensibilidade positiva para com organizações vinculadas a práticas de
responsabilidade social, traduzindo-se, para as organizações, em vantagens não apenas materiais. Já
em 2000, num estudo relativo às atitudes dos consumidores europeus, 70% consideravam importante
as práticas de responsabilidade social, aquando do momento de decisão sobre a compra de um
produto; 44% dos consumidores diziam-se dispostos a pagar mais por um produto oriundo de uma
organização com práticas socialmente responsáveis. Mas, se é, hoje, consensual identificarmos esta
responsabilidade como um dever/direito (inevitavelmente) tripartido pelos sectores privado, social e
público, que papel caberá, neste quadro, ao Estado? Qual será, afinal, o impacto da RSE no sector
público? Que efeitos têm surtido a aplicação das políticas públicas no que respeita, por exemplo, ao
combate ao desemprego e promoção de emprego? Que benefícios têm retirado os portugueses das
novas medidas de apoio à crise? Que boas práticas a destacar? É sobre estas questões que tentaremos
reflectir neste breve texto.
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Keywords
Citation
OLIVEIRA, José António ; CHAVES, Sónia Emília - Responsabilidade social das organizações numa época de downsizing: responsabilidade social no apoio ao emprego. Leiria: Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão, 2013. pp. 123-136. Comunicação apresentada no "II Congresso Internacional de Ciências Jurídico-Empresariais, 2010".
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão