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Vantagens Competitivas e Fidelização “o caso Ascendum”

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorConceição, Joaquim Paulo Cordeiro da
dc.contributor.authorDuarte, Pedro Miguel Mendes
dc.date.accessioned2023-03-24T17:18:46Z
dc.date.available2023-03-24T17:18:46Z
dc.date.issued2022-11-30
dc.description.abstractNum mundo em transformação, onde o mercado dos equipamentos de construção não é exceção, a fidelização de cliente é cada vez mais difícil, os produtos são cada vez mais parecidos uns com os outros, os clientes estão cada vez mais informados, esclarecidos e exigentes, e é neste contexto que os serviços de assistência técnica começam a assumir um lugar de destaque, com vista à obtenção de vantagens competitivas que permitam criar condições para fidelizar o cliente. Com este objetivo em mente propusemo-nos a realizar um “case study”, acerca da Ascendum Máquinas, e perceber que vantagens competitivas possui, e de que forma se diferencia ou poderá diferenciar no mercado, com o objetivo de fidelizar os seus clientes. Na revisão da literatura feita apresentámos diversas estratégias, possíveis de adotar, com vista à fidelização. Para cumprir os objetivos deste trabalho desenvolveu-se um estudo quantitativo, através de um questionário disponibilizado on line, que nos permitiu obter resposta de 47 clientes. Com o estudo procurámos perceber o posicionamento atual da Ascendum e recolher pistas sobre instrumentos de fidelização. Para cumprir aqueles objetivos, procurámos confirmar quatro hipóteses:  Hipótese 1: A opção estratégica fundamental, na perspetiva de Porter, é a Diferenciação (através de: simpatia, imagem, capacidade técnica, tempo de resposta, qualidade dos produtos, nível tecnológico);  Hipótese 2: A opção estratégica, na perspetiva de Porter, é Liderança de custo;  Hipótese 3: A maioria dos clientes estão fidelizados;  Hipótese 4: A venda em pacotes (peças e serviço) aumenta a fidelização. Como se percebe pelas hipóteses apresentadas, procura-se saber o posicionamento da empresa, segundo a perspetiva de Porter (1998) com as hipóteses 1 e 2, saber o grau de fidelização dos clientes através da hipótese 3 e se a fidelização melhora com ofertas de pacotes de serviço, com a hipótese 4.pt_PT
dc.identifier.tid203260848pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8280
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.subjectFidelização de clientespt_PT
dc.subjectMáquinas industriaispt_PT
dc.subjectApós-vendapt_PT
dc.titleVantagens Competitivas e Fidelização “o caso Ascendum”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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