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Os sistemas de bónus não são sexy: um estudo de caso

dc.contributor.advisorRibeiro, Neuza
dc.contributor.advisorFerreira, Vítor
dc.contributor.authorGuerreiro, Hélder Fialho
dc.date.accessioned2014-11-20T15:49:18Z
dc.date.available2014-11-20T15:49:18Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2014-11-19
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractNas organizações atuais, a motivação dos colaboradores é um dos fatores críticos de sucesso. Num mundo cada vez mais globalizado e competitivo, as pessoas são um dos fatores diferenciadores que muitas vezes faz a diferença. Por isso, as organizações tanto investem em ferramentas de motivação: eventos de empresa, out doors, férias extra, tempo livre, prémios monetários, etc. No entanto, ao longo da história tem sido recorrente o uso de incentivos financeiros de forma a motivar os colaboradores. Muito raramente, esse facto é questionado. Uma das possibilidades, para que haja tão poucos trabalhos, a explorar o lado negro destes sistemas de bónus e incentivos, e a relação que estes têm com a Teoria da Agência. Aqueles que decidem, se eles existem ou não, são eles próprios beneficiados pela sua existência. Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo de caso, onde foi explorado o uso de incentivos financeiros como motivadores, na empresa TNG. Para tal, foi feita uma análise abrangente, sem esquecer o eventual lado negro do esquema utilizado, e a influência que a Teoria da Agência poderá ou não ter, na forma como o sistema está implementado. Para atingir este objetivo, recorreu-se à análise qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas, a dois grupos diferentes da TNG: um grupo incluído no sistema de bónus e um outro não incluído. Foi demonstrado, através de resultados sólidos e fundamentados que na TNG a teoria da Agência, influencia o binómio motivação-bónus financeiro. Esta relação entre motivação, bónus financeiro e teoria de Agência, é uma matéria pioneira e de grande complexidade, onde a academia pode dar um importante contributo e levar o tema para um outro patamar.por
dc.identifier.tid201880865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1102
dc.language.isoporpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectBónus e incentivos Financeirospor
dc.subjectTeoria da agênciapor
dc.titleOs sistemas de bónus não são sexy: um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineControlo de Gestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestãopor

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