Repository logo
 
Publication

Impacto das características do portal e dos consumidores online na satisfação, confiança e lealdade à marca Booking.com

dc.contributor.authorCruz, Raquel Silva
dc.date.accessioned2013-03-07T16:38:40Z
dc.date.available2013-03-07T16:38:40Z
dc.date.issued2013-03-07
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à Escola Superior de Tecnologia de Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractAs relações “cliente - fornecedor” são cada vez mais valiosas e menos consistentes, sobretudo no contexto online. Assim, o fornecedor procura tornar um visitante do website num cliente satisfeito e um cliente satisfeito num cliente leal, como condição para se tornar mais competitivo. Compreender o que determina a lealdade de um cliente online e o papel da satisfação e da confiança nessa relação é o principal objetivo desta investigação. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 104 clientes do portal Booking.com, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza exploratória, com a finalidade de estudar a relação entre as variáveis: características do portal, personalidade dos consumidores online, e-satisfação, e-confiança e a lealdade à marca Booking.com Os resultados evidenciaram que a personalidade dos clientes do portal Booking.com tem capacidade para explicar a sua confiança e lealdade, enquanto as características do website têm capacidade para explicar a e-satisfação, sendo esta um determinante da e-confiança e da e-lealdade dos clientes à marca Booking.com. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores de websites e de marcas no âmbito eletrónico.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/749
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectE-lealdadepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectE-satisfaçãopor
dc.subjectE-confiançapor
dc.subjectPersonalidade do consumidorpor
dc.titleImpacto das características do portal e dos consumidores online na satisfação, confiança e lealdade à marca Booking.compor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCruz
person.givenNameRaquel
person.identifier.orcid0000-0003-4346-6719
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication00856bf6-999b-4ee7-bb01-7bca0bb8f06c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00856bf6-999b-4ee7-bb01-7bca0bb8f06c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MMR_Raquel Silva Cruz.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: