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Vida Saudável na Pré-Escola

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorVaz, Daniela Maria Barroso de Moura Cipreste
dc.contributor.authorMatos, Ana Carolina Ferreira
dc.date.accessioned2018-03-27T13:18:02Z
dc.date.available2018-03-27T13:18:02Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.description.abstractO presente Relatório de estágio, pretende contribuir para o estudo do comportamento e das preferências alimentares de um grupo de crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos de idade). O estudo consistiu numa investigação experimental, com duração de 8/9 meses, via aplicação de questionário de preferências alimentares (QCA) e recolha de medidas antropométricas, antes e após aplicação de programa de intervenção mensal de promoção de saúde alimentar e atividade física. Os principais objetivos da intervenção consistiram em: I) Caraterizar e analisar as escolhas alimentares das crianças, antes e após a intervenção; II) Analisar parâmetros antropométricos das crianças, antes e após a intervenção; III) Promover, de forma criativa e diversificada, a literacia em saúde alimentar e na adoção de um estilo de vida saudável; IV) Proporcionar momentos de desenvolvimento físico/atividade física e apresentar diversas formas de aproveitar o tempo, com base em atividades físicas, como a dança, a imitação gestual e a realização de percursos e tarefas de carater motor. A amostra que participou na intervenção é constituída por 136 crianças, com idades compreendidas entre 3 e 6 anos, a frequentar o ensino pré-escolar, no Conselho de Ansião, distrito de Leiria. Os resultados da intervenção revelaram, primeiramente, que os pais e as crianças estavam recetivos a esta intervenção (interesse mostrado nas reuniões, pelos pais e nas primeiras conversas, pelas crianças e também na autorização/participação enviada aos pais, sendo que foram autorizadas a participar, todas as crianças das pré-escolas do Concelho do Ansião). Adicionalmente, os resultados mostraram que, após a intervenção, as crianças modificaram as suas preferências alimentares, como comprovaram os dados obtidos através da aplicação do questionário QCA, bem como, apresentaram menores valores de IMC e percentil de IMC, posicionando-se em maior numero na categoria “normal” e menos nas categorias “sobrepeso” e “obesidade”. O estudo permitiu concluir que a implementação de um programa/intervenção mensal dirigido às crianças em idade préescolar, pode constituir uma forma eficaz de aumentar a sua literacia em saúde e iniciar processos de mudança, em relação a hábitos alimentares e físicos mais saudáveis.pt_PT
dc.identifier.tid201890640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3151
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.subjectAlimentação saudávelpt_PT
dc.subjectActividade físicapt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.titleVida Saudável na Pré-Escolapt_PT
dc.title.alternativeDesenvolvimento de atividades de promoção da saúde alimentar e atividade física em crianças em idade pré-escolar, no âmbito do projetoLeves.Comept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovenspt_PT

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