Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: das interações com os livros ao Projeto dos Dinossauros

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é composto por duas partes: Prática Pedagógica em Creche e Prática Pedagógica em Jardim de Infância. A parte correspondente à Prática Pedagógica em Creche inclui uma reflexão e um ensaio investigativo. Na reflexão são evidenciados os aspetos que considerei mais significativos como as minhas aprendizagens ou a minha relação com as crianças. O ensaio investigativo tinha como finalidade perceber o tipo de interações que duas crianças, com 29 e 32 meses de idade, estabeleciam com os livros, no momento de brincadeira livre, sendo que, para tal, recorri a uma metodologia qualitativa descritiva. Os resultados alcançados mostram que as crianças estabeleceram, maioritariamente, interações verbais com os livros, utilizando palavras soltas e frases, e interações não-verbais com os seus pares através dos livros, tirando os livros que outras crianças estavam a ver ou sorrindo para as outras crianças. A parte relativa à Prática Pedagógica em Jardim de Infância é composta por duas partes. Uma relativa à reflexão sobre a prática, evidenciando também os aspetos mais significativos, como as minhas aprendizagens e dificuldades ou a importância do espaço exterior. A outra parte diz respeito à descrição e reflexão sobre um trabalho de projeto desenvolvido com as crianças. Com o trabalho de projeto, em conjunto, descobrimos aspetos relativos à velocidade de locomoção, à reprodução, à alimentação e ao cérebro dos dinossauros.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Livros Literacia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License