| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.17 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada
do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é composto por duas partes:
Prática Pedagógica em Creche e Prática Pedagógica em Jardim de
Infância.
A parte correspondente à Prática Pedagógica em Creche inclui uma
reflexão e um ensaio investigativo. Na reflexão são evidenciados os
aspetos que considerei mais significativos como as minhas
aprendizagens ou a minha relação com as crianças. O ensaio
investigativo tinha como finalidade perceber o tipo de interações que
duas crianças, com 29 e 32 meses de idade, estabeleciam com os
livros, no momento de brincadeira livre, sendo que, para tal, recorri a
uma metodologia qualitativa descritiva. Os resultados alcançados
mostram que as crianças estabeleceram, maioritariamente, interações
verbais com os livros, utilizando palavras soltas e frases, e interações
não-verbais com os seus pares através dos livros, tirando os livros que
outras crianças estavam a ver ou sorrindo para as outras crianças.
A parte relativa à Prática Pedagógica em Jardim de Infância é
composta por duas partes. Uma relativa à reflexão sobre a prática,
evidenciando também os aspetos mais significativos, como as minhas
aprendizagens e dificuldades ou a importância do espaço exterior. A
outra parte diz respeito à descrição e reflexão sobre um trabalho de
projeto desenvolvido com as crianças. Com o trabalho de projeto, em
conjunto, descobrimos aspetos relativos à velocidade de locomoção, à
reprodução, à alimentação e ao cérebro dos dinossauros.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Livros Literacia
