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- A terapia ocupacional e a intervenção precoce na infância : de mãos dadas com as famíliasPublication . Bargão, PedroAs crianças que se desenvolvem de uma forma harmoniosa e saudável são o melhor garante de futuro para qualquer sociedade.Os números relativos a crianças vítimas ou em risco de negligência, maus tratos, atrasos de desenvolvimento psicomotor ou dificuldade de integração social continuam, ainda hoje, a ser muito impressionantes e reveladores da nossa incapacidade enquanto sociedade para cuidar dos mais novos.Para ajudar estas crianças e suas famílias a superarem ou diminuírem as limitações que resultam dos atrasos de desenvolvimento é recomendado um Programa de Intervenção Precoce na Infância, uma intervenção transdisciplinar que inclua a prestação de serviços educativos, sociais e terapêuticos a estas crianças e às suas famílias, onde se inclui a Terapia Ocupacional. Com este trabalho pretende-se demonstrar a experiência especializada e a contribuição do Terapeuta Ocupacional na implementação do Projecto de Intervenção Precoce (PIP) de Torres Novas e a importância deste modelo de intervenção junto das crianças e suas famílias.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: das interações com os livros ao Projeto dos DinossaurosPublication . Taveira, Inês Catarina Filipe; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaEste relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é composto por duas partes: Prática Pedagógica em Creche e Prática Pedagógica em Jardim de Infância. A parte correspondente à Prática Pedagógica em Creche inclui uma reflexão e um ensaio investigativo. Na reflexão são evidenciados os aspetos que considerei mais significativos como as minhas aprendizagens ou a minha relação com as crianças. O ensaio investigativo tinha como finalidade perceber o tipo de interações que duas crianças, com 29 e 32 meses de idade, estabeleciam com os livros, no momento de brincadeira livre, sendo que, para tal, recorri a uma metodologia qualitativa descritiva. Os resultados alcançados mostram que as crianças estabeleceram, maioritariamente, interações verbais com os livros, utilizando palavras soltas e frases, e interações não-verbais com os seus pares através dos livros, tirando os livros que outras crianças estavam a ver ou sorrindo para as outras crianças. A parte relativa à Prática Pedagógica em Jardim de Infância é composta por duas partes. Uma relativa à reflexão sobre a prática, evidenciando também os aspetos mais significativos, como as minhas aprendizagens e dificuldades ou a importância do espaço exterior. A outra parte diz respeito à descrição e reflexão sobre um trabalho de projeto desenvolvido com as crianças. Com o trabalho de projeto, em conjunto, descobrimos aspetos relativos à velocidade de locomoção, à reprodução, à alimentação e ao cérebro dos dinossauros.