Publication
Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atenção
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.author | Alves, Dina Bela de Jesus Dias | |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T14:53:40Z | |
dc.date.available | 2022-04-27T14:53:40Z | |
dc.date.issued | 2022-01-18 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo- motor (IPL/ESECS) e visa estudar a importância dos hábitos e das rotinas para as crianças com Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Seguindo a lógica de uma revisão sistemática de literatura, recorreu-se à pesquisa e análise de estudos realizados com crianças com PHDA, com idades entre os 6 e os 16 anos, publicados na B-On, entre 2016 e 2021, de acesso livre e em três línguas (português de Portugal, português do Brasil, espanhol e inglês). Após o processo previsto pelo fluxograma PRISMA (Galvão, Pansani & Harrad, 2015), 1269 artigos foram identificados e, destes, 3 preencheram os critérios de inclusão no estudo. Dois avaliadores analisaram a qualidade dos artigos seguindo a proposta de Apóstolo (2017). A análise descritiva dos resultados mostrou que i) crianças com PHDA que vivem em contextos familiares com rotinas regulares, experienciarão menos ansiedade e terão um comportamento mais adaptativo do que crianças que vivem em famílias com rotinas irregulares; ii) os padrões e os hábitos podem ser associados ao agravamento ou à atenuação dos sintomas das crianças com PHDA e iii) as crianças com PHDA têm hábitos de vida diferentes dos das crianças com desenvolvimento típico (por exemplo, precisam de mais tempo para estudar e dormem menos horas por noite). Estas evidências reforçam a ideia de que intervenções implementadas nas rotinas das crianças poderão ser muito promissoras na resolução de problemas académicos e comportamentais relacionados com a PHDA. Face a estes resultados, considera-se que o estudo dos hábitos e das rotinas na PHDA será uma auspiciosa área de investigação no âmbito da Educação Inclusiva. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203000242 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7082 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | PHDA | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atenção | pt_PT |
dc.title.alternative | REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Versão Final_Dina Bela_24.2022_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.7 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: