Repository logo
 
Publication

Hábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorAlves, Dina Bela de Jesus Dias
dc.date.accessioned2022-04-27T14:53:40Z
dc.date.available2022-04-27T14:53:40Z
dc.date.issued2022-01-18
dc.description.abstractO presente trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo- motor (IPL/ESECS) e visa estudar a importância dos hábitos e das rotinas para as crianças com Perturbação da Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). Seguindo a lógica de uma revisão sistemática de literatura, recorreu-se à pesquisa e análise de estudos realizados com crianças com PHDA, com idades entre os 6 e os 16 anos, publicados na B-On, entre 2016 e 2021, de acesso livre e em três línguas (português de Portugal, português do Brasil, espanhol e inglês). Após o processo previsto pelo fluxograma PRISMA (Galvão, Pansani & Harrad, 2015), 1269 artigos foram identificados e, destes, 3 preencheram os critérios de inclusão no estudo. Dois avaliadores analisaram a qualidade dos artigos seguindo a proposta de Apóstolo (2017). A análise descritiva dos resultados mostrou que i) crianças com PHDA que vivem em contextos familiares com rotinas regulares, experienciarão menos ansiedade e terão um comportamento mais adaptativo do que crianças que vivem em famílias com rotinas irregulares; ii) os padrões e os hábitos podem ser associados ao agravamento ou à atenuação dos sintomas das crianças com PHDA e iii) as crianças com PHDA têm hábitos de vida diferentes dos das crianças com desenvolvimento típico (por exemplo, precisam de mais tempo para estudar e dormem menos horas por noite). Estas evidências reforçam a ideia de que intervenções implementadas nas rotinas das crianças poderão ser muito promissoras na resolução de problemas académicos e comportamentais relacionados com a PHDA. Face a estes resultados, considera-se que o estudo dos hábitos e das rotinas na PHDA será uma auspiciosa área de investigação no âmbito da Educação Inclusiva.pt_PT
dc.identifier.tid203000242pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7082
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectPHDApt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleHábitos e Rotinas na Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atençãopt_PT
dc.title.alternativeREVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação especial- Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Versão Final_Dina Bela_24.2022_após correções formais.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: