Publication
Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas em Contexto Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Madureira, Cristiana de Sousa Pizarro Bravo | |
dc.contributor.author | Gomes, Arlete Maria Correia | |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T14:07:31Z | |
dc.date.available | 2025-01-17T14:07:31Z | |
dc.date.issued | 2024-11-20 | |
dc.description.abstract | Na sociedade atual, marcada pela riqueza da diversidade cultural, a mediação desempenha um papel importante, não apenas como uma ferramenta de apoio à resolução de conflitos, mas também como função preventiva e transformativa. Neste sentido, as instituições educativas ganham especial importância, pois refletem a complexidade social e incluem uma capacidade transformadora. Assim, se a Mediação Socioeducativa e Intercultural é essencial para a sociedade em geral, também se torna indispensável no contexto educativo. A escola enquanto organização educativa é considerada um local privilegiado de aprendizagem social, assumindo cada vez mais um papel central na transformação dos indivíduos e dos contextos, na prevenção da violência e de comportamentos menos assertivos, através do desenvolvimento de práticas de mediação que promovam o diálogo e fortaleçam os laços entre os membros da comunidade educativa. Este projeto de investigação-ação, intitulado “Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas no Contexto Escolar”, visou compreender e refletir sobre as perceções da comunidade educativa sobre a importância da Mediação Socioeducativa e Intercultural em contexto escolar, com vista à co-construção de um Gabinete de Mediação Socioeducativa e Intercultural, no sentido do desenvolvimento comunitário. É de extrema importância explorar a forma pela qual a mediação poderá desempenhar um papel fundamental na promoção do sucesso e inclusão escolar, bem como contribuir para a convivência pacífica e o bem-estar de toda a comunidade. A metodologia utilizada foi a investigação-ação no sentido de construirmos em e na comunidade um gabinete de mediação que fosse ao encontro das necessidades e fragilidades do Agrupamento de Escolas, no sentido da valorização da multiculturalidade e da promoção do diálogo intercultural. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203806344 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10403 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Convivência | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Mediação socioeducativa | pt_PT |
dc.title | Mediação Socioeducativa e Intercultural: Desafios e Práticas em Contexto Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ciências da Educação - Educação e Desenvolvimento Comunitário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- trabalho-de-projeto-mediacao-socioeducativa-e-intercultural-desafios-e-praticas-em-contexto-escolar_após correções formais.pdf
- Size:
- 3.31 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: