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INTERVIR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. O BRINCAR ARRISCADO NO ESPAÇO EXTERIOR
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.advisor | Matos, Rui Manuel Neto e | |
dc.contributor.author | Guilherme, Beatriz Filipa Saldanha | |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T12:35:37Z | |
dc.date.available | 2024-12-18T12:35:37Z | |
dc.date.issued | 2024-10-30 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório tem como objetivos refletir acerca das experiências e vivências das três Práticas Pedagógicas, realizadas em contextos distintos, e apresentar um estudo investigativo sobre o Brincar Arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Assim sendo, este relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira parte do relatório diz respeito à dimensão reflexiva em contexto de creche e inclui alguns pontos do Ciclo Interativo, concretamente sobre observar, planificar, avaliar, documentar e refletir no contexto de creche. A segunda parte do relatório inclui toda a experiência vivida em contexto de jardim de infância da rede privada e contém três capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva sobre a voz e agência das crianças, a abordagem de projeto e o brincar na Natureza. O segundo apresenta o trabalho por projeto realizado no contexto de PP. E o terceiro integra a dimensão investigativa que possibilita compreender os benefícios do risco na infância, assim como a conceção das famílias e da Educadora do grupo sobre o brincar arriscado como possibilidade de aprendizagem no Jardim de Infância. Os dados obtidos revelam que o contacto com o risco permite que as crianças se desenvolvam de forma holística, melhorem a sua qualidade de vida e que se preparem melhor para o futuro. Por fim, a terceira parte do relatório, refere-se à dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância da rede pública. Nesta reflexão foram abordadas problemáticas relativas ao ser educador de infância, ser educador reflexivo, à organização do contexto e à heterogeneidade etária. De uma forma geral, as maiores aprendizagens ao longo do mestrado passaram por realizar provocações e experiências de acordo com os interesses, necessidades e motivações das crianças, proporcionar-lhes um ambiente seguro e propício à aprendizagem, colocando-as no centro da aprendizagem. Tudo isto, fruto de um olhar sensível e constante, sistemático, de uma escuta sempre muito ativa e de reflexões sobre os processos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203768183 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10319 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Espaço Exterior | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Risco | pt_PT |
dc.title | INTERVIR E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. O BRINCAR ARRISCADO NO ESPAÇO EXTERIOR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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