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Marketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de caso

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorFaustino, João Paulo Jesus
dc.contributor.authorGonçalves, Liliana dos Santos
dc.date.accessioned2017-07-17T10:52:26Z
dc.date.available2017-07-17T10:52:26Z
dc.date.issued2017-06-26
dc.description.abstractA Comunicação Estratégica e Institucional tem o objetivo de aproximar as instituições do seu público-alvo, mas também de melhorar o seu posicionamento junto dos seus stakeholders. As instituições com fins lucrativos e sem fins lucrativos utilizam ferramentas e mecanismos de comunicação que lhes permitem transmitir as mensagens mais adequadas aos seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior não fogem a esse paradigma e têm procurado utilizar estratégias no âmbito do mercado das ideias como mecanismo de posicionamento junto das comunidades onde se inserem. A utilização de estratégias como a do Marketing Cultural e Editorial, não só ao nível da produção de livros enquanto produto, mas também na questão da comunicação por conteúdo, podem ser um importante aliado na relação das instituições com as suas audiências. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal perceber se o Marketing Cultural pode ser uma ferramenta de comunicação vantajosa em Instituições de Ensino Superior. Para a encontrar a resposta a esta questão optou-se por realizar um estudo de caso intrínseco, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase, foram recolhidos todos os dados relativos à observação participante e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados alcançados com a observação participante, foram realizadas entrevistas aos professores bibliotecários do concelho de Leiria. Os resultados da presente investigação indicam que o Marketing Cultural é uma ferramenta útil de Comunicação Estratégica em Instituições de Ensino Superior. O caso aqui estudado poderá ser replicado noutro tipo de instituições, não só as de Ensino Superior, mas também de outras naturezas, como forma de Responsabilidade Social, e no âmbito da construção e consolidação de laços com o público-alvo e com a comunidade envolvente.pt_PT
dc.identifier.tid201718030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2670
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação institucionalpt_PT
dc.subjectMarketing editorialpt_PT
dc.subjectMarketing culturalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleMarketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGonçalves
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-id2610-9C4A-C900
person.identifier.orcid0000-0002-5133-2182
person.identifier.ridF-1250-2015
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication6f39281e-3c35-4993-b5f2-54cf3f1c5d89
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6f39281e-3c35-4993-b5f2-54cf3f1c5d89
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

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