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EFEITOS DA CAPACITAÇÃO DIGITAL DOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Filipe Alexandre da Silva | |
dc.contributor.author | Moreira, Joana Rosa Castanheiro Fonseca dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T15:35:12Z | |
dc.date.available | 2024-01-15T15:35:12Z | |
dc.date.issued | 2023-12-05 | |
dc.description.abstract | A presença do digital na sociedade, em geral, e nas escolas e o seu papel no desenvolvimento de aprendizagens essenciais, constitui um tema atual de debate e investigação. A necessidade de capacitar digitalmente as escolas, os docentes e os alunos, para promover a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens, a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo, está na base da definição do Plano de Ação para a Transição Digital, decorrente da resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020. Este plano, atualmente em curso, prevê a atuação em diferentes domínios, nomeadamente no que respeita a uma forte aposta na Capacitação Digital dos Docentes. A nível nacional, tendo por base o referencial DigCompEdu e a ferramenta de diagnóstico Check-In, realizou-se, num processo de autorreflexão, o diagnóstico da proficiência digital dos docentes. Foram capacitados formadores, construídos referenciais de formação e organizadas Oficinas de Formação, respeitando os diferentes níveis de proficiência digital dos docentes (Nível 1, Nível 2 e Nível 3). Contudo, ainda é necessário saber se este processo de capacitação digital está a ter efeitos nas escolas e nas práticas pedagógicas dos docentes, ou seja, até que ponto é que a capacitação dos docentes se traduziu numa maior integração das tecnologias na sua prática pedagógica para a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens. O presente projeto de investigação apresenta o estudo de caso realizado no Agrupamento de Escolas de Carcavelos (AEC), para o qual se procurou saber se o nível de proficiência digital em que cada professor ficou posicionado no Check-in foi eficiente na sua colocação nas respetivas turmas da formação; quais os obstáculos ainda existentes à iv introdução das tecnologias; qual a perceção dos professores sobre a formação; e quais os efeitos da Capacitação Digital dos Docentes nas suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos parecem indicar que a formação teve um impacto positivo, embora alguns professores tenham alterado pouco as suas práticas. Continuam a existir algumas barreiras à mudança e à utilização pedagógica das tecnologias, sobretudo externas à formação, sendo corroborado pelos docentes que não foi a qualidade da formação que influenciou a alteração das práticas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203465989 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9276 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Capacitação digital de docentes | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia educativa | pt_PT |
dc.subject | Ferramenta digital Check-In | pt_PT |
dc.subject | DigCompEdu | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.title | EFEITOS DA CAPACITAÇÃO DIGITAL DOS DOCENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
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