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Eficácia da formação sobre SBV na melhoria dos conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco cardiovascular
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues | |
| dc.contributor.author | Santos, Ana Rita de Melo | |
| dc.date.accessioned | 2019-02-26T13:58:08Z | |
| dc.date.available | 2019-02-26T13:58:08Z | |
| dc.date.issued | 2018-12-21 | |
| dc.description.abstract | Introdução: O início precoce de SBV aumenta exponencialmente a sobrevivência do indivíduo que sofre a PCR, pelo que a criação de estratégias de ensino para capacitar o maior número de pessoas de habilidades de SBV é fundamental. Esta investigação procura avaliar a eficácia da formação online e presencial sobre SBV na melhoria dos conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco cardiovascular. Metodologia: Para recrutamento da amostra estratificou-se o nível de risco cardiovascular dos utentes que frequentavam um hospital da região centro. Desenvolveu-se um curso sobre SBV em dois formatos de aprendizagem, online e presencial, tendo-se realizado um estudo quasi experimental do tipo pré-teste e pósteste. No tratamento de dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney para duas amostras independentes e o teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas. Resultados: Verificou-se que 20% dos homens e 11,4% das mulheres estão em alto risco e muito risco cardiovascular. Quanto à eficácia da formação, verificou-se uma melhoria no nível de conhecimentos sobre SBV com significado estatístico (P < 0,05). Quanto ao método de aprendizagem mais eficaz na melhoria do nível de conhecimentos, não existe diferença com significado estatístico entre os dois formatos, online e presencial. Quanto ao desempenho prático, o formato online mostrou ser mais eficaz (P < 0,05). Conclusão: Foi evidente o contributo da formação, quer no formato online quer no formato totalmente presencial, na melhoria do nível de conhecimentos e aquisição de habilidades de SBV. Os formatos de aprendizagem online mostraram ser uma boa estratégia de aprendizagem para alcançar um maior número de pessoas e mais estudos deverão ser realizados no sentido de verificar a eficácia do mesmo na manutenção dos conhecimentos a longo prazo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202177866 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3843 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Reanimação cardiopulmonar | pt_PT |
| dc.subject | Conhecimento | pt_PT |
| dc.subject | Educação a Distância e efetividade | pt_PT |
| dc.title | Eficácia da formação sobre SBV na melhoria dos conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco cardiovascular | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | pt_PT |
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