Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Eficácia da formação sobre SBV na melhoria dos conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco cardiovascular

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Introdução: O início precoce de SBV aumenta exponencialmente a sobrevivência do indivíduo que sofre a PCR, pelo que a criação de estratégias de ensino para capacitar o maior número de pessoas de habilidades de SBV é fundamental. Esta investigação procura avaliar a eficácia da formação online e presencial sobre SBV na melhoria dos conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco cardiovascular. Metodologia: Para recrutamento da amostra estratificou-se o nível de risco cardiovascular dos utentes que frequentavam um hospital da região centro. Desenvolveu-se um curso sobre SBV em dois formatos de aprendizagem, online e presencial, tendo-se realizado um estudo quasi experimental do tipo pré-teste e pósteste. No tratamento de dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney para duas amostras independentes e o teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas. Resultados: Verificou-se que 20% dos homens e 11,4% das mulheres estão em alto risco e muito risco cardiovascular. Quanto à eficácia da formação, verificou-se uma melhoria no nível de conhecimentos sobre SBV com significado estatístico (P < 0,05). Quanto ao método de aprendizagem mais eficaz na melhoria do nível de conhecimentos, não existe diferença com significado estatístico entre os dois formatos, online e presencial. Quanto ao desempenho prático, o formato online mostrou ser mais eficaz (P < 0,05). Conclusão: Foi evidente o contributo da formação, quer no formato online quer no formato totalmente presencial, na melhoria do nível de conhecimentos e aquisição de habilidades de SBV. Os formatos de aprendizagem online mostraram ser uma boa estratégia de aprendizagem para alcançar um maior número de pessoas e mais estudos deverão ser realizados no sentido de verificar a eficácia do mesmo na manutenção dos conhecimentos a longo prazo.

Description

Keywords

Reanimação cardiopulmonar Conhecimento Educação a Distância e efetividade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue