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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O início precoce de SBV aumenta exponencialmente a sobrevivência do
indivíduo que sofre a PCR, pelo que a criação de estratégias de ensino para capacitar o
maior número de pessoas de habilidades de SBV é fundamental. Esta investigação
procura avaliar a eficácia da formação online e presencial sobre SBV na melhoria dos
conhecimentos e práticas das pessoas e/ou familiares de pessoas em risco
cardiovascular.
Metodologia: Para recrutamento da amostra estratificou-se o nível de risco
cardiovascular dos utentes que frequentavam um hospital da região centro.
Desenvolveu-se um curso sobre SBV em dois formatos de aprendizagem, online e
presencial, tendo-se realizado um estudo quasi experimental do tipo pré-teste e pósteste.
No tratamento de dados foi utilizado o teste de Mann-Whitney para duas amostras
independentes e o teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas.
Resultados: Verificou-se que 20% dos homens e 11,4% das mulheres estão em alto
risco e muito risco cardiovascular. Quanto à eficácia da formação, verificou-se uma
melhoria no nível de conhecimentos sobre SBV com significado estatístico (P < 0,05).
Quanto ao método de aprendizagem mais eficaz na melhoria do nível de conhecimentos,
não existe diferença com significado estatístico entre os dois formatos, online e
presencial. Quanto ao desempenho prático, o formato online mostrou ser mais eficaz (P
< 0,05).
Conclusão: Foi evidente o contributo da formação, quer no formato online quer no
formato totalmente presencial, na melhoria do nível de conhecimentos e aquisição de
habilidades de SBV. Os formatos de aprendizagem online mostraram ser uma boa
estratégia de aprendizagem para alcançar um maior número de pessoas e mais estudos
deverão ser realizados no sentido de verificar a eficácia do mesmo na manutenção dos
conhecimentos a longo prazo.
Description
Keywords
Reanimação cardiopulmonar Conhecimento Educação a Distância e efetividade
