Repository logo
 
Publication

Refletir e experienciar a prática pedagógica: a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.advisorMilhano, Sandrina Diniz Fernandes
dc.contributor.authorSantos, Marta Rodrigues
dc.date.accessioned2025-03-06T15:36:35Z
dc.date.available2025-03-06T15:36:35Z
dc.date.issued2024-12-03
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este trabalho visa partilhar os momentos e experiências vivenciados entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O trabalho está dividido em 2 partes. A primeira parte do relatório engloba o meu percurso nos contextos de Educação Pré-escolar nomeadamente Creche e Jardim de Infância da rede pública e nos contextos de 1.º Ciclo, num 2.º e 4.º ano. Esta parte reflexiva alberga todos os desafios e conquistas experienciados ao longo das práticas pedagógicas que me permitiram conhecer enquanto educadora/professora. A segunda parte apresenta um estudo de caso observacional que se desenvolveu a partir da questão: “Como é que as peças soltas, integradas em ambientes previamente preparados, podem ser uma ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância?”. Este estudo centra-se na observação do envolvimento e das interações das crianças em ambientes preparados com peças soltas no exterior. Os resultados obtidos revelam que o contacto regular com ambientes previamente preparados com peças soltas é, sem dúvida, facilitador do envolvimento e das interações das crianças e que a sua preparação influencia diretamente o incentivo e o modo de exploração das crianças. Contata-se também que ao longo das sessões, a complexidade do envolvimento com as peças e das interações aumenta significativamente, destacando-se os indicadores “persistência”, “complexidade”, “criatividade” e “linguagem” e as interações do tipo não-verbal entre criança-objeto e criança-criança.por
dc.identifier.tid203907531
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/12678
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectInterações- criança
dc.subjectJardim de Infância
dc.subjectEducação pre-escolar
dc.subjectPeças soltas
dc.subjectLinguagem
dc.subjectCriatividade
dc.titleRefletir e experienciar a prática pedagógica: a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Refletir e experienciar a prática pedagógica - a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações d.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: