Publication
Refletir e experienciar a prática pedagógica: a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas | |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.author | Santos, Marta Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2025-03-06T15:36:35Z | |
dc.date.available | 2025-03-06T15:36:35Z | |
dc.date.issued | 2024-12-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este trabalho visa partilhar os momentos e experiências vivenciados entre os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024. O trabalho está dividido em 2 partes. A primeira parte do relatório engloba o meu percurso nos contextos de Educação Pré-escolar nomeadamente Creche e Jardim de Infância da rede pública e nos contextos de 1.º Ciclo, num 2.º e 4.º ano. Esta parte reflexiva alberga todos os desafios e conquistas experienciados ao longo das práticas pedagógicas que me permitiram conhecer enquanto educadora/professora. A segunda parte apresenta um estudo de caso observacional que se desenvolveu a partir da questão: “Como é que as peças soltas, integradas em ambientes previamente preparados, podem ser uma ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância?”. Este estudo centra-se na observação do envolvimento e das interações das crianças em ambientes preparados com peças soltas no exterior. Os resultados obtidos revelam que o contacto regular com ambientes previamente preparados com peças soltas é, sem dúvida, facilitador do envolvimento e das interações das crianças e que a sua preparação influencia diretamente o incentivo e o modo de exploração das crianças. Contata-se também que ao longo das sessões, a complexidade do envolvimento com as peças e das interações aumenta significativamente, destacando-se os indicadores “persistência”, “complexidade”, “criatividade” e “linguagem” e as interações do tipo não-verbal entre criança-objeto e criança-criança. | por |
dc.identifier.tid | 203907531 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12678 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.subject | Interações- criança | |
dc.subject | Jardim de Infância | |
dc.subject | Educação pre-escolar | |
dc.subject | Peças soltas | |
dc.subject | Linguagem | |
dc.subject | Criatividade | |
dc.title | Refletir e experienciar a prática pedagógica: a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações de crianças em Jardim de Infância | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Refletir e experienciar a prática pedagógica - a preparação de ambientes com peças soltas enquanto ferramenta pedagógica facilitadora do envolvimento e das interações d.pdf
- Size:
- 2.33 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: