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Comando Avançado do Movimento de Cargas Suspensas
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Neves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa | |
dc.contributor.advisor | Baptista, Diogo Pedro Ferreira Nascimento | |
dc.contributor.author | Marques, Vicente Maria Martins Bértolo | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T13:06:16Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T13:06:16Z | |
dc.date.issued | 2021-05-11 | |
dc.description.abstract | A utilização de equipamentos de elevação e transporte de cargas é transversal a todos os setores produtivos, apresentando o respetivo estudo elevado potencial, não só com vista à redução dos riscos inerentes à utilização destes equipamentos, como também ao aumento da respetiva eficiência. Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de criar o precedente ao estudo de movimentação de cargas no Politécnico de Leiria, através do projeto e construção de um equipamento protótipo, bem como à implementação de técnicas de controlo de posicionamento e redução da oscilação de carga, a fim de demonstrar a possibilidade prática de controlo do equipamento. Neste trabalho, para além da revisão da literatura com maior relevância no projeto desenvolvido, são também expostos os fundamentos teóricos de Mecânica e Controlo indispensáveis aos desenvolvimentos retratados. Para sustentar a construção do equipamento de transporte de cargas, foi concebido o respetivo projeto mecânico, estando este documentado num relatório técnico. Através da simplificação da geometria do equipamento, foram deduzidas as respetivas equações de movimento segundo Mecânica Lagrangeana. Assim, com a respetiva representação em Espaço de Estados, foi possível proceder ao projeto e implementação do sistema de controlo do equipamento, utilizando um esquema de duplo controlo PID em paralelo para controlo da posição e oscilação da carga. Com recurso a testes experimentais, foi possível validar o modelo matemático e de simulação desenvolvidos, possibilitando-se a sintonização do sistema de controlo utilizando o software MATLAB®. Com este processo concluiu-se que, num percurso de cerca de 2 metros, com um aumento de tempo de posicionamento de 14% relativamente ao tempo de movimentação do carro efetuado à velocidade máxima, é possível não só reduzir a oscilação de carga máxima de 6,9° para 3,6°, como também reduzir o tempo de estabilização de carga de mais de 300 segundos para 7,6 segundos. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade prática de controlar o equipamento desenvolvido, bem como a respetiva relevância no estudo da movimentação de cargas suspensas, tendo por isso ficado criada a base para a otimização do equipamento e o desenvolvimento das atividades de trabalho futuro propostas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202756963 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6120 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ponte Rolante | pt_PT |
dc.subject | Modelação | pt_PT |
dc.subject | Controlo PID | pt_PT |
dc.subject | Oscilação | pt_PT |
dc.subject | Cargas suspensas | pt_PT |
dc.title | Comando Avançado do Movimento de Cargas Suspensas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica - Produção Industrial | pt_PT |
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