Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comando Avançado do Movimento de Cargas SuspensasPublication . Marques, Vicente Maria Martins Bértolo; Neves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa; Baptista, Diogo Pedro Ferreira NascimentoA utilização de equipamentos de elevação e transporte de cargas é transversal a todos os setores produtivos, apresentando o respetivo estudo elevado potencial, não só com vista à redução dos riscos inerentes à utilização destes equipamentos, como também ao aumento da respetiva eficiência. Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de criar o precedente ao estudo de movimentação de cargas no Politécnico de Leiria, através do projeto e construção de um equipamento protótipo, bem como à implementação de técnicas de controlo de posicionamento e redução da oscilação de carga, a fim de demonstrar a possibilidade prática de controlo do equipamento. Neste trabalho, para além da revisão da literatura com maior relevância no projeto desenvolvido, são também expostos os fundamentos teóricos de Mecânica e Controlo indispensáveis aos desenvolvimentos retratados. Para sustentar a construção do equipamento de transporte de cargas, foi concebido o respetivo projeto mecânico, estando este documentado num relatório técnico. Através da simplificação da geometria do equipamento, foram deduzidas as respetivas equações de movimento segundo Mecânica Lagrangeana. Assim, com a respetiva representação em Espaço de Estados, foi possível proceder ao projeto e implementação do sistema de controlo do equipamento, utilizando um esquema de duplo controlo PID em paralelo para controlo da posição e oscilação da carga. Com recurso a testes experimentais, foi possível validar o modelo matemático e de simulação desenvolvidos, possibilitando-se a sintonização do sistema de controlo utilizando o software MATLAB®. Com este processo concluiu-se que, num percurso de cerca de 2 metros, com um aumento de tempo de posicionamento de 14% relativamente ao tempo de movimentação do carro efetuado à velocidade máxima, é possível não só reduzir a oscilação de carga máxima de 6,9° para 3,6°, como também reduzir o tempo de estabilização de carga de mais de 300 segundos para 7,6 segundos. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade prática de controlar o equipamento desenvolvido, bem como a respetiva relevância no estudo da movimentação de cargas suspensas, tendo por isso ficado criada a base para a otimização do equipamento e o desenvolvimento das atividades de trabalho futuro propostas.
- Modelo cognitivo-motivacional para la promoción de la persistencia en Educación Superior: relación entre la organización docente, la competencia del alumnado y el «grit»Publication . Moreno-Murcia, Juan Antonio; Huéscar, Elisa; León, Jaime; Valero-Valenzuela, Alfonso; Fin, Gracielle; Nodari Júnior, Rudy José; Tristán, José-L.; Gastélum-Cuadras, Gabriel; Vargas-Vitoria, Rodrigo; Cid, Luis; Monteiro, Diogo; Teixeira, Diogo-S.The teaching process and the success of learning are closely linked to cognitive and motivational factors. The purpose of this study was to test a multilevel model in higher education students on the relationship between the teaching organization and the dimensions of grit and perceived competence. Participated 3033 students, who answered utility dimension inventories and organization, competition and grit. The results show that at the individual level, the organization by the teaching staff focused on the utility and organization is positively related to the student's scream, this relationship being mediated by the perceived competence. The organizational improvement of the teacher generates student achievements through the positive impact on their competence.