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Authors
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Abstract(s)
O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire (MNPD), encerram uma
importante descoberta ao nível da evolução da Terra e da vida – um dos maiores e mais antigos
trilhos de dinossauros Saurópodes4, alguma vez descobertos. No entanto, desde a sua abertura
ao público, em 1997, não sofreu quaisquer intervenções de melhoramento das condições de
visita. Ainda assim, é alvo de excelentes críticas, alcançando uma classificação de 4,5 valores
(em 5 de máximo), nas principais plataformas de reviews – Facebook e TripAdvisor. Este
trabalho tem como objetivo conhecer a opinião voluntária e espontânea dos visitantes, e
desenvolver um plano estratégico de marketing, tendo em consideração factores internos e
externos ao MNPD. Assim, procedeu-se a uma análise qualitativa de comentários e avaliações
realizadas por visitantes, através das redes sociais mencionadas, acrescendo-se ainda o
Foursquare, e artigos de blog, gerando uma amostra de 157 visitantes. Para esta análise foi
utilizado o software QSR-NVivo 12 Mac (versão 12.3.0), que gerou resultados muito positivos
sobre a experiência dos visitantes, embora existam diversas críticas relativamente à falta de
manutenção do local, de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada, assim como a
ausência de ofertas complementares à visita. Os resultados apurados foram a base de construção
de um plano de marketing, em que o valor histórico do local, do seu património natural e
paisagístico, e do parque natural que onde se localiza – o Parque Natural das Serras de Aire e
Candeeiros -, e a sua aproximação a Fátima – uma cidade que acolhe uma média anual de 6
milhões de visitantes -, foram os pontos considerados como estratégicos na captação de público.
Description
Keywords
Paleoturismo Dinossauros Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire Paleontologia Fátima Turismo