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Perceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.advisorSantos, Olga Maria Assunção Pinto dospt_PT
dc.contributor.authorSilva, Cátia Sofia Vicente da
dc.date.accessioned2017-02-09T12:29:31Z
dc.date.available2017-02-09T12:29:31Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.description.abstractO presente estudo inscreve-se no mestrado de Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor e visa dar a conhecer a realidade dos pais portugueses quanto ao conhecimento de recursos relativos aos direitos das crianças com NEE e dos seus pais, disponibilizados pelo Estado Português. O estudo foi realizado com a colaboração de pais que têm filhos com necessidades especiais. Optámos por realizar uma abordagem qualitativa, dada a natureza do estudo, por permitir que a observação da realidade nos levasse a identificar áreas que são desconfortáveis para o entrevistado se expor. Com este estudo percebemos que existe a falta de um leque variado de opções de terapias facultadas pelo Estado, que permitam promover o desenvolvimento das crianças com NEE. Considerando que a escola portuguesa se assume como uma escola inclusiva, percebemos que não existe uma opinião linear dos encarregados de educação relativamente à inclusão escolar. Existe um misto de opiniões que questionam a eficácia da escola inclusiva. Existe uma falta de informação significativa por parte dos pais, relativamente aos seus direitos legais, enquanto cuidadores de crianças deficientes. Concluímos que relativamente à área da Educação Especial, a legislação ainda não está, na sua totalidade, a ser cumprida, faltando um serviço que tenha como objetivo esclarecer todas as dúvidas que possam surgir aos cuidadores destas crianças com Necessidades Educativas Especiais.pt_PT
dc.identifier.tid201608960pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2496
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectServiço socialpt_PT
dc.subjectSegurança Socialpt_PT
dc.subjectDireitopt_PT
dc.titlePerceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

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