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Perceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos | pt_PT |
dc.contributor.author | Silva, Cátia Sofia Vicente da | |
dc.date.accessioned | 2017-02-09T12:29:31Z | |
dc.date.available | 2017-02-09T12:29:31Z | |
dc.date.issued | 2016-12-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo inscreve-se no mestrado de Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor e visa dar a conhecer a realidade dos pais portugueses quanto ao conhecimento de recursos relativos aos direitos das crianças com NEE e dos seus pais, disponibilizados pelo Estado Português. O estudo foi realizado com a colaboração de pais que têm filhos com necessidades especiais. Optámos por realizar uma abordagem qualitativa, dada a natureza do estudo, por permitir que a observação da realidade nos levasse a identificar áreas que são desconfortáveis para o entrevistado se expor. Com este estudo percebemos que existe a falta de um leque variado de opções de terapias facultadas pelo Estado, que permitam promover o desenvolvimento das crianças com NEE. Considerando que a escola portuguesa se assume como uma escola inclusiva, percebemos que não existe uma opinião linear dos encarregados de educação relativamente à inclusão escolar. Existe um misto de opiniões que questionam a eficácia da escola inclusiva. Existe uma falta de informação significativa por parte dos pais, relativamente aos seus direitos legais, enquanto cuidadores de crianças deficientes. Concluímos que relativamente à área da Educação Especial, a legislação ainda não está, na sua totalidade, a ser cumprida, faltando um serviço que tenha como objetivo esclarecer todas as dúvidas que possam surgir aos cuidadores destas crianças com Necessidades Educativas Especiais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201608960 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2496 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Serviço social | pt_PT |
dc.subject | Segurança Social | pt_PT |
dc.subject | Direito | pt_PT |
dc.title | Perceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |