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- Inclusão Escolar: percepção dos responsáveis das Instituições de Ensino da cidade de Rio MaiorPublication . Lopes, Catarina Isabel Duarte; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraA integração escolar, e gradual inclusão, de crianças e jovens com necessidades educativos especiais enquanto medida educativa transporta também bagagem própria e imprime na comunidade noções de inclusão e de sensibilidade perante a diferença. Este estudo de caso consiste numa investigação qualitativa com recurso à realização de entrevistas semiestruturadas e subsequente análise de conteúdo. A amostra consiste em cinco instituições escolares da cidade de Rio Maior, tendo sido entrevistados os respetivos diretores e a Vereadora da Educação da Autarquia. Identifica-se como pergunta de partida: Qual a perceção das escolas da cidade de Rio Maior sobre a sua própria atuação na educação inclusiva? Os objetivos da investigação são: Identificar a perceção dos diretores das instituições de ensino sobre a inclusão; Relacionar essa perceção e práticas de cada instituição com a teoria sobre inclusão; Interpretar semelhanças e disparidades entre instituições; Relacionar o conhecimento adquirido junto das instituições de ensino com a realidade sociopolítico do território em que se encontram; Analisar o conhecimento adquirido face aos princípios orientadores da Cidade Educadora. As hipóteses colocadas são: O Centro de Educação Especial, a Escola Fernando Casimiro e a Escola Profissional apresentarão maiores similaridades entre si na conceção e práticas de inclusão; A Escola Secundária e a Escola Superior apresentarão maiores similaridades entre si na conceção e práticas de inclusão. Os objetivos da investigação foram parcialmente atingidos. As hipóteses colocadas foram parcialmente confirmadas com destaque para o desempenho abaixo das expectativas da Escola Profissional e a Escola Secundária. Foi possível compreender a visão sobre o assunto e as práticas mais ou menos inclusivas das cinco instituições em estudo.
- Perceção dos pais e encarregados de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais sobre os apoios legais, educacionais, de intervenção precoce e familiares na sociedade portuguesaPublication . Silva, Cátia Sofia Vicente da; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dosO presente estudo inscreve-se no mestrado de Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor e visa dar a conhecer a realidade dos pais portugueses quanto ao conhecimento de recursos relativos aos direitos das crianças com NEE e dos seus pais, disponibilizados pelo Estado Português. O estudo foi realizado com a colaboração de pais que têm filhos com necessidades especiais. Optámos por realizar uma abordagem qualitativa, dada a natureza do estudo, por permitir que a observação da realidade nos levasse a identificar áreas que são desconfortáveis para o entrevistado se expor. Com este estudo percebemos que existe a falta de um leque variado de opções de terapias facultadas pelo Estado, que permitam promover o desenvolvimento das crianças com NEE. Considerando que a escola portuguesa se assume como uma escola inclusiva, percebemos que não existe uma opinião linear dos encarregados de educação relativamente à inclusão escolar. Existe um misto de opiniões que questionam a eficácia da escola inclusiva. Existe uma falta de informação significativa por parte dos pais, relativamente aos seus direitos legais, enquanto cuidadores de crianças deficientes. Concluímos que relativamente à área da Educação Especial, a legislação ainda não está, na sua totalidade, a ser cumprida, faltando um serviço que tenha como objetivo esclarecer todas as dúvidas que possam surgir aos cuidadores destas crianças com Necessidades Educativas Especiais.