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O Marketing Interno e a satisfação dos colaboradores, no contexto pós-pandemia: O caso de estudo inCentea

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCasimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
dc.contributor.authorCarvalho, Márcia Dionísio
dc.date.accessioned2024-03-22T12:21:34Z
dc.date.available2024-03-22T12:21:34Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.description.abstractO presente relatório decorre da realização de um estágio curricular na inCentea, empresa esta que representa um grupo de prestações de serviços profissionais nas áreas das tecnologias. A investigação procura analisar os conhecimentos adquiridos através da experiência de trabalho e, além disso, propõe entender se o marketing interno na inCentea têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores. Visto que, quer a satisfação, quer as práticas de marketing interno neste tipo de empresas são importantes. A satisfação dos clientes com o serviço é a chave para o sucesso organizacional, onde ter colaboradores satisfeitos é essencial, visto que estes atuam como precursores da satisfação dos clientes. Na medida em que estes representam a primeira imagem da organização, ou seja, os consumidores formam a sua opinião sobre a empresa através da experiência pessoal que tiveram com os colaboradores. A satisfação dos colaboradores pode ser facilmente alcançada através das práticas do marketing interno. O marketing interno encara os colaboradores como peças essenciais para o bom funcionamento da organização. Esta investigação tem como objetivo perceber se as práticas do marketing interno, mais concretamente, a comunicação interna, a formação e a pesquisa de mercado interno têm um efeito positivo na satisfação dos colaboradores da inCentea, quer na satisfação intrínseca, quer na satisfação extrínseca. Foi possível concluir que existe uma correlação positiva forte entre estas várias componentes: a comunicação interna e a satisfação; a formação e a satisfação; a pesquisa de mercado interno e a satisfação intrínseca. Concluiu-se também que não existe uma correlação entre a pesquisa de mercado interno e a satisfação extrínseca. O objetivo secundário é identificar os desafios do trabalho híbrido na comunicação interna da inCentea e compreender o que está a ser desenvolvido atualmente pela organização para ultrapassar essas barreiras. Desta forma, foi feita uma análise qualitativa onde foi possível destacar que os principais desafios na empresa são a dificuldade: na criação de vínculos; na identificação da cultura e do clima organizacional e em comunicar.pt_PT
dc.identifier.tid203561180pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9564
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectSatisfação dos colaboradorespt_PT
dc.subjectinCenteapt_PT
dc.subjectTrabalho Híbridopt_PT
dc.titleO Marketing Interno e a satisfação dos colaboradores, no contexto pós-pandemia: O caso de estudo inCenteapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

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