Publication
Um percurso de reflexão e de investigação na Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.advisor | Luís, Joana Alexandra Soares de Freitas | |
dc.contributor.author | Santos, Eduarda Pereira dos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T13:17:05Z | |
dc.date.available | 2022-09-28T13:17:05Z | |
dc.date.issued | 2022-07-01 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. Está dividido em duas partes, sendo a primeira intitulada de “Dimensão Reflexiva” e retrata as vivências das três Práticas Pedagógicas e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta o estudo empírico realizado. A primeira parte do relatório exibe os contextos, as aprendizagens e os desafios que vivenciei nas três Práticas Pedagógicas, em Creche e em Jardim de Infância I e II (a primeira numa instituição de cariz privado e a segunda numa da rede pública). Ser educadora de infância assumiu-se, para mim, num constante questionamento que espelho nesta parte. A segunda parte apresenta o estudo empírico qualitativo realizado sobre como ocorrem as interações entre pares na área do faz de conta, no momento da brincadeira livre. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal (frases simples e complexas, imperativas e interrogativas) e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se apoiam no estabelecimento de dinâmicas de interação entre pares. Também se percebeu que, com algumas crianças, há preferências de pares para brincar e que, nas suas brincadeiras, as crianças participantes, através do jogo dramático, assumem papéis para representar situações, ideias e sentimentos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203071549 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7740 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_PT |
dc.title | Um percurso de reflexão e de investigação na Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | as interações entre pares na área do faz de conta | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório_MEPE_2022_Eduarda_Santos (1)_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: