Repository logo
 
Publication

Um percurso de reflexão e de investigação na Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.authorSantos, Eduarda Pereira dos
dc.date.accessioned2022-09-28T13:17:05Z
dc.date.available2022-09-28T13:17:05Z
dc.date.issued2022-07-01
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2020/2021 e 2021/2022. Está dividido em duas partes, sendo a primeira intitulada de “Dimensão Reflexiva” e retrata as vivências das três Práticas Pedagógicas e a segunda, a “Dimensão Investigativa”, apresenta o estudo empírico realizado. A primeira parte do relatório exibe os contextos, as aprendizagens e os desafios que vivenciei nas três Práticas Pedagógicas, em Creche e em Jardim de Infância I e II (a primeira numa instituição de cariz privado e a segunda numa da rede pública). Ser educadora de infância assumiu-se, para mim, num constante questionamento que espelho nesta parte. A segunda parte apresenta o estudo empírico qualitativo realizado sobre como ocorrem as interações entre pares na área do faz de conta, no momento da brincadeira livre. Os resultados obtidos demonstraram a existência de vários tipos de interação verbal (frases simples e complexas, imperativas e interrogativas) e não verbal (olhar, gestos, imitação, expressão facial e toque), que se apoiam no estabelecimento de dinâmicas de interação entre pares. Também se percebeu que, com algumas crianças, há preferências de pares para brincar e que, nas suas brincadeiras, as crianças participantes, através do jogo dramático, assumem papéis para representar situações, ideias e sentimentos.pt_PT
dc.identifier.tid203071549pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7740
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.titleUm percurso de reflexão e de investigação na Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeas interações entre pares na área do faz de contapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_MEPE_2022_Eduarda_Santos (1)_após correções formais.pdf
Size:
2.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: