Repository logo
 
Publication

Falar sobre histórias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorMarques, Marta Filipa de Mendonça
dc.date.accessioned2024-08-24T10:19:15Z
dc.date.available2024-08-24T10:19:15Z
dc.date.issued2024-06-27
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e nele pretende-se partilhar vivências experienciadas entre os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e as respetivas reflexões deste percurso formativo. Este relatório apresenta duas partes, a reflexiva e a investigativa, em que as histórias ocupam um papel central. A primeira parte do relatório apresenta algumas das “minhas histórias”, efetuadas nos diferentes contextos vivenciados em Creche e Pré-Escolar (rede privada e rede pública) e com vários intervenientes. As reflexões revelam as conquistas e os desafios vivenciados e as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso formativo. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico, um estudo de caso de cariz qualitativo, que se orientou pela seguinte questão: “De que forma um projeto de intervenção educativa poderá promover o envolvimento das crianças em práticas socializadas de leitura/escuta e narração de histórias?”. Este estudo emerge de observações das crianças, em contexto de prática supervisionada e do interesse em descobrir como é que o educador pode levar as crianças a consolidar a sua relação com os livros e as suas histórias, ampliando esses diálogos além-sala. Assim, quis-se fomentar um ambiente em que a leitura e a partilha de ideias fossem algo presente, implementando-se um projeto de intervenção. Os resultados obtidos confirmam o potencial formativo das histórias para a infância e a sua relevância para a construção do interesse e do olhar crítico das crianças, através da socialização de práticas em torno dos livros. Os resultados destacam, ainda, o papel do mediador na construção de uma relação positive de envolvimento da criança com o livro.pt_PT
dc.identifier.tid203683692pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9916
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectHistórias infantispt_PT
dc.titleFalar sobre históriaspt_PT
dc.title.alternativerefletindo sobre os contextos de creche e jardim de infância e investigando práticas socializadas de leitura de histórias com as criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório-Marta Marques- 2024.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: