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Falar sobre histórias
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Marques, Marta Filipa de Mendonça | |
dc.date.accessioned | 2024-08-24T10:19:15Z | |
dc.date.available | 2024-08-24T10:19:15Z | |
dc.date.issued | 2024-06-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e nele pretende-se partilhar vivências experienciadas entre os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e as respetivas reflexões deste percurso formativo. Este relatório apresenta duas partes, a reflexiva e a investigativa, em que as histórias ocupam um papel central. A primeira parte do relatório apresenta algumas das “minhas histórias”, efetuadas nos diferentes contextos vivenciados em Creche e Pré-Escolar (rede privada e rede pública) e com vários intervenientes. As reflexões revelam as conquistas e os desafios vivenciados e as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso formativo. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico, um estudo de caso de cariz qualitativo, que se orientou pela seguinte questão: “De que forma um projeto de intervenção educativa poderá promover o envolvimento das crianças em práticas socializadas de leitura/escuta e narração de histórias?”. Este estudo emerge de observações das crianças, em contexto de prática supervisionada e do interesse em descobrir como é que o educador pode levar as crianças a consolidar a sua relação com os livros e as suas histórias, ampliando esses diálogos além-sala. Assim, quis-se fomentar um ambiente em que a leitura e a partilha de ideias fossem algo presente, implementando-se um projeto de intervenção. Os resultados obtidos confirmam o potencial formativo das histórias para a infância e a sua relevância para a construção do interesse e do olhar crítico das crianças, através da socialização de práticas em torno dos livros. Os resultados destacam, ainda, o papel do mediador na construção de uma relação positive de envolvimento da criança com o livro. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203683692 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9916 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Histórias infantis | pt_PT |
dc.title | Falar sobre histórias | pt_PT |
dc.title.alternative | refletindo sobre os contextos de creche e jardim de infância e investigando práticas socializadas de leitura de histórias com as crianças | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |