Repository logo
 
Publication

Jornada reflexiva em educação de infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.authorMarques, Mariana Ferreira
dc.date.accessioned2024-08-24T09:31:22Z
dc.date.available2024-08-24T09:31:22Z
dc.date.issued2024-06-25
dc.description.abstractO presente relatório de prática de ensino supervisionada foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Visa refletir sobre as vivências experienciadas ao longo das três práticas pedagógicas que compõem o plano de estudos e apresentar um estudo relativo às interações estabelecidas durante a brincadeira com materiais de fim aberto. A prática pedagógica decorrida em contexto de creche permitiu refletir sobre a importância da observação, da rotina e da planificação no quotidiano das crianças e do adulto. Associado à descoberta de pedagogias socioconstrutivistas, foi possível transformar a imagem de criança que existia dentro de mim até aí, passando a olhar a criança como um ser capaz e com um papel ativo no seu desenvolvimento. A prática pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância I permitiu reconhecer a importância da comunicação entre a equipa educativa. Por sua vez, esta deu origem a um crescimento pessoal e profissional significativo, na medida em que foi possível construir conhecimento ao nível do currículo emergente, da documentação pedagógica, do portefólio e, por fim, do papel do espaço no jardim de infância. Por sua vez, a prática pedagógica realizada em contexto de jardim de infância II originou uma reflexão acerca do respeito pelo tempo da criança e do adulto, dos momentos em grande grupo, bem como o processo de autoformação. Destaca-se como principal aprendizagem a importância de adotar práticas diferenciadoras, visando o desenvolvimento integral da criança, lembrando sempre o prazer de ser criança. O estudo de natureza qualitativa referente às interações estabelecidas por 8 crianças de 4 e 5 anos durante a brincadeira com materiais de fim aberto foi desenvolvido no contexto de jardim de infância I, visando (i) identificar e analisar as interações estabelecidas, (ii) procurar semelhanças e/ou diferenças entre as interações estabelecidas pelas crianças de 4 anos e pelas crianças de 5 anos e (iii) refletir sobre o papel dos materiais de fim aberto no estabelecimento de interações. A recolha de dados ocorreu através da observação e captação de registos videográficos em três sessões de brincadeiras com materiais de fim aberto (caixas de cartão, fitas, fios, cordões e figuras geométricas plásticas). Os resultados obtidos demonstram que as crianças privilegiaram as interações entre pares durante as suas brincadeiras, sendo estas acompanhadas pelas interações com os objetos. Constata-se também que as crianças de 5 anos estabeleceram mais interações do que as crianças de 4 anos, sendo que os tipos de materiais de fim aberto disponibilizados também influenciaram as interações estabelecidas.pt_PT
dc.identifier.tid203683684pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9915
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectInteração entre parespt_PT
dc.titleJornada reflexiva em educação de infânciapt_PT
dc.title.alternativeinterações durante a brincadeira com materiais de fim abertopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Jornada reflexiva em educação de infância interações durante a brincadeira com materiais de fim aberto_Mariana Marques.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: