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Tempos e modos de apropriação das tecnologias por crianças
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Marta Sofia Abreu da | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Silva, Alexandra Marisa de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T13:03:53Z | |
dc.date.available | 2021-08-09T13:03:53Z | |
dc.date.issued | 2021-07-13 | |
dc.description.abstract | Na sociedade contemporânea, as experiências de lazer das crianças são abreviadas, pelo condicionamento dos tempos livres nos quais impera uma certa institucionalização da criança, com repercussões nas culturas de infância. A par disto, observamos o quão naturalmente a tecnologia se entrosou no quotidiano de todos nós. As crianças exploram desde cedo os dispositivos, com os pais a recorrer ao smartphone para as aquietar e distrair – evidenciando-se o fenómeno de “technoference” (abreviação de interferência tecnológica nas interações da família.). Pretendeu-se assim, através do presente estudo, compreender a forma como as crianças usam e se apropriam das tecnologias e se esta apropriação tem alguns efeitos, nomeadamente, na desatenção. Metodologicamente, a presente investigação seguiu uma metodologia qualitativa, própria do estudo de caso. Envolveu a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 38 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, a frequentar a escola internacional de Billund, na Dinamarca. Além disso, também se entrevistaram 4 pais. A análise dos resultados permite concluir os tempos de lazer são pautados pela liberdade de escolha nas atividades a realizar. Dentro desta liberdade, as crianças preferem as atividades físico-desportivas, a par das tecnológicas para ocupar o seu tempo. Todas as crianças garantem passar algum tempo online, após o término das aulas, sobretudo a jogar, ver vídeos e/ou ouvir música. A Internet é importante no seu quotidiano, pois facilita a comunicação com os amigos e garante o entretenimento. De uma forma geral, os pais e os alunos, identificaram parcos critérios da desatenção. Apesar disto, a distração por estímulos externos apresentou o maior número de observações. Conclui-se, assim, o quão importante é continuarmos esta reflexão na compreensão e subsequente apropriação das tecnologias pelas crianças, bem como os potenciais efeitos. Assim, estaremos mais perto de promover inferências consistentes e favorecer o desenvolvimento saudável e integrado das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202755495 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6043 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia Educativa | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Impacto tecnológico | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Escola: Dinamarca | pt_PT |
dc.subject | Lazer | pt_PT |
dc.title | Tempos e modos de apropriação das tecnologias por crianças | pt_PT |
dc.title.alternative | Estudo de caso com crianças de uma escola internacional da Dinamarca | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação -Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
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