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Tempos e modos de apropriação das tecnologias por crianças

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Marta Sofia Abreu da
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorSilva, Alexandra Marisa de Sousa
dc.date.accessioned2021-08-09T13:03:53Z
dc.date.available2021-08-09T13:03:53Z
dc.date.issued2021-07-13
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea, as experiências de lazer das crianças são abreviadas, pelo condicionamento dos tempos livres nos quais impera uma certa institucionalização da criança, com repercussões nas culturas de infância. A par disto, observamos o quão naturalmente a tecnologia se entrosou no quotidiano de todos nós. As crianças exploram desde cedo os dispositivos, com os pais a recorrer ao smartphone para as aquietar e distrair – evidenciando-se o fenómeno de “technoference” (abreviação de interferência tecnológica nas interações da família.). Pretendeu-se assim, através do presente estudo, compreender a forma como as crianças usam e se apropriam das tecnologias e se esta apropriação tem alguns efeitos, nomeadamente, na desatenção. Metodologicamente, a presente investigação seguiu uma metodologia qualitativa, própria do estudo de caso. Envolveu a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 38 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos, a frequentar a escola internacional de Billund, na Dinamarca. Além disso, também se entrevistaram 4 pais. A análise dos resultados permite concluir os tempos de lazer são pautados pela liberdade de escolha nas atividades a realizar. Dentro desta liberdade, as crianças preferem as atividades físico-desportivas, a par das tecnológicas para ocupar o seu tempo. Todas as crianças garantem passar algum tempo online, após o término das aulas, sobretudo a jogar, ver vídeos e/ou ouvir música. A Internet é importante no seu quotidiano, pois facilita a comunicação com os amigos e garante o entretenimento. De uma forma geral, os pais e os alunos, identificaram parcos critérios da desatenção. Apesar disto, a distração por estímulos externos apresentou o maior número de observações. Conclui-se, assim, o quão importante é continuarmos esta reflexão na compreensão e subsequente apropriação das tecnologias pelas crianças, bem como os potenciais efeitos. Assim, estaremos mais perto de promover inferências consistentes e favorecer o desenvolvimento saudável e integrado das crianças.pt_PT
dc.identifier.tid202755495pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6043
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologia Educativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectImpacto tecnológicopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEscola: Dinamarcapt_PT
dc.subjectLazerpt_PT
dc.titleTempos e modos de apropriação das tecnologias por criançaspt_PT
dc.title.alternativeEstudo de caso com crianças de uma escola internacional da Dinamarcapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação -Utilização Pedagógica das TICpt_PT

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