Publication
Estudo e análise das competências específicas de Linguagem e Comunicação dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível B3, no CENCAL, no concelho de Caldas da Rainha (Portugal)
dc.contributor.advisor | Hinojo Lucena, Francisco Javier | |
dc.contributor.author | Raimundo, Ana Cristina Freitas de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2015-06-03T10:25:01Z | |
dc.date.available | 2015-06-03T10:25:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O trabalho apresentado pretende evidenciar o impacto que os cursos EFA de nível básico tiveram nas mudanças ocorridas na vida pessoal, social e, principalmente, profissional dos adultos. A educação de adultos deve dotar os cidadãos de competências necessárias para dar resposta às exigências actuais, isto é, deve dotá-los de competências que lhes permitam adaptar à sociedade e às necessidades de cada momento, promovendo a autonomia, a adaptabilidade, a flexibilidade, a criatividade e a participação crítica na vida social e profissional. Uma vez que a educação de adultos se centra em competências, este é um dos conceitos nucleares que se pretende analisar em vários contextos, nomeadamente no contexto de educação de adultos e no contexto do mercado de trabalho, ao longo deste estudo. Os cursos EFA, que surgiram em Portugal em 2000, enquadram-se nas grandes linhas orientadoras da aprendizagem ao longo da vida seguidas na Europa e têm como principais objectivos aumentar a competitividade, promover a empregabilidade, reforçar a coesão social e elevar os níveis de educação e qualificação da população. Com este estudo, pretende-se aferir se as competências adquiridas pelos adultos em cursos EFA de nível básico, nomeadamente as competências de Linguagem e Comunicação, contribuem para introduzir mudanças significativas nos seus projectos de vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional e se os adultos que frequentam estes cursos adquirem competências que lhes permitam enfrentar os desafios da nova sociedade e do mercado de trabalho, tal como preconizado pelas políticas europeias relativamente à educação de adultos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1379 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Empregabilidade | por |
dc.subject | Cursos EFA | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.title | Estudo e análise das competências específicas de Linguagem e Comunicação dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível B3, no CENCAL, no concelho de Caldas da Rainha (Portugal) | por |
dc.title.alternative | Estudio y análisis de las competencias específicas del Lenguaje y Comunicación de los alumnos dos cursos de Educación y Formación de Adultos (EFA), el nivel B3, en CENCAL, en el municipio de Caldas da Rainha (Portugal) | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Didáctica e Organização Escolar | por |