Repository logo
 
Publication

Estudo e análise das competências específicas de Linguagem e Comunicação dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível B3, no CENCAL, no concelho de Caldas da Rainha (Portugal)

dc.contributor.advisorHinojo Lucena, Francisco Javier
dc.contributor.authorRaimundo, Ana Cristina Freitas de Jesus
dc.date.accessioned2015-06-03T10:25:01Z
dc.date.available2015-06-03T10:25:01Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO trabalho apresentado pretende evidenciar o impacto que os cursos EFA de nível básico tiveram nas mudanças ocorridas na vida pessoal, social e, principalmente, profissional dos adultos. A educação de adultos deve dotar os cidadãos de competências necessárias para dar resposta às exigências actuais, isto é, deve dotá-los de competências que lhes permitam adaptar à sociedade e às necessidades de cada momento, promovendo a autonomia, a adaptabilidade, a flexibilidade, a criatividade e a participação crítica na vida social e profissional. Uma vez que a educação de adultos se centra em competências, este é um dos conceitos nucleares que se pretende analisar em vários contextos, nomeadamente no contexto de educação de adultos e no contexto do mercado de trabalho, ao longo deste estudo. Os cursos EFA, que surgiram em Portugal em 2000, enquadram-se nas grandes linhas orientadoras da aprendizagem ao longo da vida seguidas na Europa e têm como principais objectivos aumentar a competitividade, promover a empregabilidade, reforçar a coesão social e elevar os níveis de educação e qualificação da população. Com este estudo, pretende-se aferir se as competências adquiridas pelos adultos em cursos EFA de nível básico, nomeadamente as competências de Linguagem e Comunicação, contribuem para introduzir mudanças significativas nos seus projectos de vida, quer a nível pessoal quer a nível profissional e se os adultos que frequentam estes cursos adquirem competências que lhes permitam enfrentar os desafios da nova sociedade e do mercado de trabalho, tal como preconizado pelas políticas europeias relativamente à educação de adultos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1379
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectEmpregabilidadepor
dc.subjectCursos EFApor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.titleEstudo e análise das competências específicas de Linguagem e Comunicação dos formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível B3, no CENCAL, no concelho de Caldas da Rainha (Portugal)por
dc.title.alternativeEstudio y análisis de las competencias específicas del Lenguaje y Comunicación de los alumnos dos cursos de Educación y Formación de Adultos (EFA), el nivel B3, en CENCAL, en el municipio de Caldas da Rainha (Portugal)por
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educaçãopor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Didáctica e Organização Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE FINAL.pdf
Size:
11.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: