Repository logo
 
Publication

A utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, Marta Sofia Abreu da
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorCarvalho, Laura Marcelino
dc.date.accessioned2023-01-25T16:02:02Z
dc.date.available2023-01-25T16:02:02Z
dc.date.issued2022-10-14
dc.description.abstractNa atual era dos conteúdos e do conhecimento gerada pelo mundo digital, o ensino já não deve centrar-se no professor e na transmissão do saber. Impõe se a necessidade de inovar e de envolver os alunos na construção das suas aprendizagens. Inovar através de novas práticas pedagógicas suportadas pelas tecnologias. O Podcast é uma ferramenta em ascensão, versátil, acessível, gratuita e de interesse educativo tanto como ferramenta de escuta de conteúdos como ferramenta de produção de conteúdos. Este estudo pretendeu, assim, compreender como usar a ferramenta Podcast num projeto de inovação pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico, colocando o aluno no centro da aprendizagem através do trabalho colaborativo, de modo a dar enfâse aos seus interesses e valorizar as suas competências através do recurso às tecnologias. Adotou-se uma metodologia de Investigação-Ação, desenvolvida em dois ciclos, com os objetivos de aferir as modalidades de uso da ferramenta Podcast, identificar as limitações do uso da ferramenta Podcast, verificar o grau de satisfação das crianças com o uso da ferramenta Podcast, determinar as práticas pedagógicas inovadoras associadas ao uso da ferramenta Podcast e identificar formas de gestão do tempo na sala de aula num projeto de uso da ferramenta Podcast. A análise e a discussão dos resultados permitiram concluir que é possível implementar um projeto Podcast com alunos na faixa etária entre os 9 e 10 anos, envolvendo-os em todas as etapas ultrapassadas algumas limitações. Este tipo de projeto parece ser do agrado dos alunos por razões relacionadas com o divertimento e o bem-estar, a aprendizagem e a inovação. Um projeto Podcast promove a implementação de novas práticas pedagógicas, tal como o trabalho colaborativo, e estas estão relacionadas com o grau de satisfação dos alunos. Por fim, apuraram-se algumas estratégias para garantir uma gestão eficaz do tempo.pt_PT
dc.identifier.tid203207840
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8056
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectPodcastpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFerramenta digitalpt_PT
dc.titleA utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A utilização de Podcast como ferramenta pedagógica inovadora no 1º CEB.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: