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Authors
Abstract(s)
Componentes em plástico podem apresentar várias vantagens relativamente aos materiais
metálicos e podem ser moldados num número relativamente elevado e baixo custo. No
entanto, têm baixa resistência e são sensíveis à temperatura. A melhoria das propriedades
mecânicas e térmicas pode ser conseguida com reforços de partículas. Os reforços tem
efeitos importantes em termos de processamento, aparência, densidade e desempenho.
Pretendeu-se com este trabalho realizar um estudo de reengenharia de uma polia
eletromagnética de um sistema de ar condicionado de automóvel, recorrendo às técnicas de
protótipagem rápida, Palma et al (2007). Este sistema, quando atuado, permite a
transmissão de um binário ao compressor da unidade de frio. O corpo principal da polia
existente é em aço e é obtida através de um conjunto de várias operações de fabrico.
O objetivo final é produzir uma polia eletromagnética utilizando uma tecnologia
alternativa e novos materiais, simplificando a sua produção com um menor número de
operações de fabrico. Consequentemente, o componente foi produzido por vazamento de
um compósito de matriz polimérica com partículas esféricas metálicas num molde
metálico. A adição de partículas metálicas foi fundamental para a obter propriedades
magnéticas, melhorar as propriedades mecânicas, tais como resistência ao desgaste e
rigidez. O comportamento mecânico dos materiais processados foi caraterizado
mecânicamente por ensaios estáticos de flexão em três pontos. A variação da rigidez com a
temperatura e a temperatura de transição vítrea foram determinadas por ensaios de DMA
em flexão em três pontos. Foi também desenvolvido um modelo numérico de múltiplas
fases, para prever as constantes elásticas de compósitos reforçados com partículas
metálicas, e estudar o efeito da fração volúmica e as propriedades elásticas das fases
(enchimento e matriz).
Description
Keywords
Materiais compósitos Técnicas de processamento Propriedades mecânicas Propriedades magnéticas Reengenharia Prototipagem rápida