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Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A comunicação com a pessoa ventilada numa Unidade de Cuidados Intensivos
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mendonça, Susana Maria Sobral | |
dc.contributor.author | Nascimento, Carla Ouro | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T10:44:31Z | |
dc.date.available | 2022-09-07T10:44:31Z | |
dc.date.issued | 2022-06-06 | |
dc.description.abstract | O avanço no conhecimento na Profissão de Enfermagem e as necessidades em saúde requerem que o Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica desenvolva uma prática baseada na evidência, orientada para os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem, sendo também o líder ideal para projetos de formação, de assessoria e de investigação, de forma a desenvolver competências dentro da sua área de especialização. O presente relatório, apresenta de forma reflexiva e crítica, as intervenções de enfermagem em Ensinos clínicos, direcionadas para as necessidades da pessoa em situação crítica, num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos e numa Unidade de Hemodiálise. Perante estes contextos de intervenção optei por me guiar por duas Teorias de Enfermagem, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau, para o desenvolvimento do tema da comunicação no estudo de investigação realizado, e ainda como referência no estabelecer da relação terapêutica enfermeiro/pessoa/família. Das intervenções especializadas nestes contextos de aprendizagem, destaco o desenvolvimento da tomada de decisão, da liderança clínica, da capacidade de gestão dos cuidados altamente qualificados e da prática da enfermagem baseada na evidência. Assim, a componente de investigação, teve como objetivo desenvolver competências comunicacionais nos enfermeiros numa UCI. Os resultados da investigação mostraram que: os enfermeiros têm dificuldade na comunicação com a pessoa em situação crítica sob ventilação mecânica invasiva, e que apresentam necessidades formativas nesta área. A escassez de tempo, a sobrecarga de tarefas e responsabilidades são aspetos apontados pelos enfermeiros como dificultadores para poderem comunicar com a pessoa de forma eficaz. Salientam como estratégias mais importantes para comunicar: falar de forma clara encarando a pessoa, demonstrar disponibilidade em comunicar e usar um tom de voz normal e frases curtas. A maioria dos enfermeiros assumiram que o livro de imagens é o mais adequado e facilitador da comunicação com a pessoa ventilada na UCI, tendo em conta a grande diversidade de métodos e instrumentos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que lhe foram apresentados. Em termos de conclusão, afirmamos que o desenvolvimento de competências nos ensinos clínicos e o trabalho de investigação permitiram o consolidar das competências como Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203057970 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7619 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Unidade de Cuidados Intensivos e Ventilação Mecânica Invasiva | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – A comunicação com a pessoa ventilada numa Unidade de Cuidados Intensivos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | pt_PT |
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