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Eye Tracking Aplicado ao Marketing Turístico: Análise do Reconhecimento das Marcas de Agências de Viagens no Ambiente Digital.

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Abstract(s)

Nesta dissertação é abordado como tema principal a importância das marcas sobre o comportamento do consumidor, especialmente na área do turismo, e o papel que o neuromarketing assume sobre o desempenho das marcas. A técnica de neuromarketing utilizada na metodologia deste estudo é o Eye Tracking. Esta técnica consiste no rastreio ocular de indivíduos quando observam determinados estímulos. Através do Eye Tracking, é possível ter acesso a indicadores como o número e a duração das fixações. Sendo que uma fixação corresponde a um período de tempo em que o olhar está fixo num determinado ponto. O objetivo principal deste estudo foi verificar se através da técnica do Eye Tracking seria possível entender como é que uma marca pode ser mais facilmente reconhecida, ou recordada. Para este efeito, foi utilizada uma metodologia mista. Isto é, em primeiro lugar foram exibidos diversos anúncios de viagens, promovidos por diferentes marcas de agências de viagens fictícias. Ao observarem estes anúncios, o olhar dos observadores foi rastreado pelo Eye Tracker. Na segunda parte, os participantes tinham de responder a um questionário de modo a que fosse verificado o nível de memória, especialmente em relação às marcas das agências de viagens. Com uma amostra de 55 indivíduos, foram alcançados resultados significativos. Verificou-se que o nível de reconhecimento e de recordação de uma marca de uma agência de viagens aumenta com o número e a duração das fixações no logótipo da mesma agência de viagens.

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Keywords

Marca Comportamento do consumidor Turismo Neuromarketing

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