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Redescobrindo a enfermagem de saúde mental
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gomes, José Carlos Rodrigues | |
dc.contributor.author | Carvalho, Daniel Ricardo Simões de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T13:35:39Z | |
dc.date.available | 2017-08-30T13:35:39Z | |
dc.date.issued | 2015-03-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria tendo como objetivos a descrição das atividades desenvolvidas e a demonstração das competências e o planeamento, desenvolvimento, comunicação e apresentação de resultados de evidência. As atividades descritas reportam-se aos ensinos clínicos realizados no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio e no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatra e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém bem como à experiência de prática especializada realizada desde então no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. Foi adotada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva que pretende partir do conhecimento científico existente para a prática clínica e desta para as competências desenvolvidas com a realização de cada uma das atividades. Realizou-se uma breve contextualização teórica seguida de uma caraterização dos contextos da prática especializada e de uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre limites e desafios futuros para a prática especializada. Apresentou-se um estudo de investigação intitulado “A utilização de metodologia B-learning numa intervenção psicoeducativa com doentes deprimidos”, que pretendeu determinar o nível de depressão e de conhecimentos sobre a mesma, antes e após a realização da intervenção psicoeducativa com recurso à metodologia B-learning. A intervenção realizada permitiu melhorar os níveis de depressão e os conhecimentos da participante, dando mostras que a metodologia B-learning possa ser utilizada com sucesso em intervenções psicoeducativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201730111 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2714 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | pt_PT |
dc.subject | Relação enfermeiro-paciente | pt_PT |
dc.subject | Promoção saúde | pt_PT |
dc.title | Redescobrindo a enfermagem de saúde mental | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria | pt_PT |
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