Repository logo
 
Publication

A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.authorSousa, Carolina Faustino de
dc.date.accessioned2023-02-27T15:11:22Z
dc.date.available2023-02-27T15:11:22Z
dc.date.issued2022-11-21
dc.description.abstractO presente relatório, referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está organizado em duas componentes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira integra as reflexões críticas e devidamente fundamentadas sobre o percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, nomeadamente em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas evidencio os momentos mais significativos para mim, as expetativas e desafios, a importância de observar, planificar, intervir, avaliar e refletir e algumas dificuldades sentidas e aprendizagens adquiridas. No que diz respeito à dimensão investigativa, é apresentado um estudo realizado no contexto de 1.º CEB, especificamente com uma turma do 4.º ano de escolaridade. Na implementação deste estudo de carácter qualitativo foram realizadas diversas sessões que promoveram aprendizagens significativas com a exploração de obras cinematográficas e desenvolveram as literacias artística, emocional, fílmica e crítica. Para tal, foi formulada a seguinte pergunta de partida: Em que medida a exploração de obras cinematográficas no 1.º CEB contribui para a construção de aprendizagens significativas? No que concerne ao método de investigação, recorri à metodologia de investigação-ação que se caracterizou pela existência das etapas de diagnóstico, planificação, implementação da ação e apresentação de resultados. Os resultados encontrados revelam que a sétima arte é um excelente recurso pedagógico pois com esta é possível realizar trabalhos interdisciplinares, desenvolver a alfabetização estética e o pensamento crítico. Para além disso auxilia na transformação pessoal e social, na compreensão da sucessão temporal de acontecimentos, desenvolve a capacidade de interpretar a linguagem corporal, entre outros aspetos.pt_PT
dc.identifier.tid203237595pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8161
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectLiteracia Fílmicapt_PT
dc.subjectIntegração Curricularpt_PT
dc.titleA análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMetrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de PES completo_ Ana Catarina Vieira_correct_após correções formais.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: