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A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
dc.contributor.author | Sousa, Carolina Faustino de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T15:11:22Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T15:11:22Z | |
dc.date.issued | 2022-11-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, referente ao mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, está organizado em duas componentes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira integra as reflexões críticas e devidamente fundamentadas sobre o percurso vivenciado ao longo das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, nomeadamente em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas evidencio os momentos mais significativos para mim, as expetativas e desafios, a importância de observar, planificar, intervir, avaliar e refletir e algumas dificuldades sentidas e aprendizagens adquiridas. No que diz respeito à dimensão investigativa, é apresentado um estudo realizado no contexto de 1.º CEB, especificamente com uma turma do 4.º ano de escolaridade. Na implementação deste estudo de carácter qualitativo foram realizadas diversas sessões que promoveram aprendizagens significativas com a exploração de obras cinematográficas e desenvolveram as literacias artística, emocional, fílmica e crítica. Para tal, foi formulada a seguinte pergunta de partida: Em que medida a exploração de obras cinematográficas no 1.º CEB contribui para a construção de aprendizagens significativas? No que concerne ao método de investigação, recorri à metodologia de investigação-ação que se caracterizou pela existência das etapas de diagnóstico, planificação, implementação da ação e apresentação de resultados. Os resultados encontrados revelam que a sétima arte é um excelente recurso pedagógico pois com esta é possível realizar trabalhos interdisciplinares, desenvolver a alfabetização estética e o pensamento crítico. Para além disso auxilia na transformação pessoal e social, na compreensão da sucessão temporal de acontecimentos, desenvolve a capacidade de interpretar a linguagem corporal, entre outros aspetos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203237595 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8161 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Literacia Fílmica | pt_PT |
dc.subject | Integração Curricular | pt_PT |
dc.title | A análise de obras cinematográficas como via para a construção de aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Metrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino básico | pt_PT |
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