Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
248.33 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Partindo da experiência pessoal de cerca de vinte anos na leccionação da disciplina de
Literatura para a Infância aos cursos de formação inicial de Educadores de Infância,
Professores do 1.º ciclo do ensino básico e Professores do 2.º ciclo do ensino básico, nas
variantes de Português/Francês e Português/Inglês; Matemática e Ciências da Natureza;
Educação Musical; Educação Física e Educação Visual e Tecnológica, na Escola Superior de
Educação de Leiria [ESEL], procurarei reflectir sobre os passos metodológicos que levam da
leitura dos textos para a infância, entre outros, à escrita criativa destinada a um público infantil,
por estudantes em processo de formação.
A presente comunicação mostrará alguns exemplos de produtos finais de escrita criativa da
autoria dos estudantes, evidenciando as vertentes de exploração pedagógica, didáctica e
ideológica, numa interacção entre assimilação de conteúdos e a sua mobilização em áreas
pedagógicas de ensino/aprendizagem, de transmissão de valores e estético/artísticas, através
das possibilidades da escrita criativa.
Description
Keywords
Citation
"Da leitura à escrita criativa para a infância: a Literatura para a Infância na ESEL” in III Encontro de Reflexão sobre o Ensino da Escrita – Actividades de escrita (nas diferentes disciplinas) e aprendizagem, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, 7 de Dezembro de 2006, editado em CD com o ISBN 978-972-95207-6-1.