Publication
Gestão escolar baseada no bem-estar do aluno
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.author | Duarte, Núria Calado | |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T15:19:53Z | |
dc.date.available | 2022-01-27T15:19:53Z | |
dc.date.issued | 2021-11-23 | |
dc.description.abstract | A mudança constante da sociedade pressupõe uma transformação das e nas escolas, que devem aproveitar e encarar a mudança como uma oportunidade (Lima, 1998). É necessário que as escolas preparem as crianças com novas competências para novos trabalhos e eduquem cidadãos de e para o mundo (Winthrop et al., 2018), promovendo o seu bem-estar, o que pode contribuir para a criação de sociedades socialmente mais coesas, para a promoção da saúde mental e, acima de tudo, para potenciar a aprendizagem (Seligman, 2011). Por outro lado, são requeridos novos modos de gestão e inovação nas escolas, designadamente envolvendo todos os membros num processo de aprendizagem e desenvolvimento incorporado nas práticas diárias, tornando-se uma “organização de aprendizagem” (Chiavenato, 2004) ou “organização que aprende” (Bolívar, 2003), privilegiando a autoavaliação enquanto estratégia para a melhoria da escola (Hargreaves, A. & Fink, D., 2007). A presente investigação decorreu em duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pretendeu perceber de que forma o foco no bem-estar do aluno pode promover a melhoria da escola e do processo educativo e, consequentemente, das aprendizagens dos alunos, sendo implementada através do método do estudo de caso e recorrendo a metodologias qualitativas e compreensivas. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade destas melhorias poderem acontecer através de um quadro de avaliação flexível (neste caso, baseado no Modelo do Bem-Estar na Escola, de Konu, A. e Rimpelä, M., 2002), co-construído pelos próprios envolvidos (através da metodologia SPIRAL), com base num perfil do aluno com bemestar também definido pelos atores da comunidade educativa, tornando-se assim uma avaliação que toma em consideração o que é realmente importante para os utilizadores de cada escola, ou seja, para aquela comunidade educativa. No caso das escolas estudadas, de acordo com os resultados obtidos, o que mais contribui para o bemestar dos seus alunos é à relação com os outros, principalmente com os pares, o clima de escola e a parte lúdica - o brincar. Como percebido na presente investigação, a melhoria na gestão escolar pode ser concretizada com base num quadro de referência consensualizado e apropriado pelos próprios atores, adaptado às necessidades, expetativas e desejos de toda a comunidade escolar, visando não apenas o sucesso académico mas também o bem-estar do aluno, dois fatores que se relacionam e potenciam. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202909182 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6531 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Processo educativo | pt_PT |
dc.subject | Change, educational process, institutional assessment, school improvement, school, management, well-being | pt_PT |
dc.subject | educational process | pt_PT |
dc.subject | institutional assessment | pt_PT |
dc.subject | well-being | pt_PT |
dc.title | Gestão escolar baseada no bem-estar do aluno | pt_PT |
dc.title.alternative | avaliação e melhoria da escola e do processo educativo (dois estudos de caso) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese - Gestão Escolar baseada no bem-estar do aluno_avaliação e melhoria da escola e do processo educativo_2 estudos de caso_Núria Duarte.pdf
- Size:
- 1.87 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: