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Gestão escolar baseada no bem-estar do aluno

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorDuarte, Núria Calado
dc.date.accessioned2022-01-27T15:19:53Z
dc.date.available2022-01-27T15:19:53Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.description.abstractA mudança constante da sociedade pressupõe uma transformação das e nas escolas, que devem aproveitar e encarar a mudança como uma oportunidade (Lima, 1998). É necessário que as escolas preparem as crianças com novas competências para novos trabalhos e eduquem cidadãos de e para o mundo (Winthrop et al., 2018), promovendo o seu bem-estar, o que pode contribuir para a criação de sociedades socialmente mais coesas, para a promoção da saúde mental e, acima de tudo, para potenciar a aprendizagem (Seligman, 2011). Por outro lado, são requeridos novos modos de gestão e inovação nas escolas, designadamente envolvendo todos os membros num processo de aprendizagem e desenvolvimento incorporado nas práticas diárias, tornando-se uma “organização de aprendizagem” (Chiavenato, 2004) ou “organização que aprende” (Bolívar, 2003), privilegiando a autoavaliação enquanto estratégia para a melhoria da escola (Hargreaves, A. & Fink, D., 2007). A presente investigação decorreu em duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pretendeu perceber de que forma o foco no bem-estar do aluno pode promover a melhoria da escola e do processo educativo e, consequentemente, das aprendizagens dos alunos, sendo implementada através do método do estudo de caso e recorrendo a metodologias qualitativas e compreensivas. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade destas melhorias poderem acontecer através de um quadro de avaliação flexível (neste caso, baseado no Modelo do Bem-Estar na Escola, de Konu, A. e Rimpelä, M., 2002), co-construído pelos próprios envolvidos (através da metodologia SPIRAL), com base num perfil do aluno com bemestar também definido pelos atores da comunidade educativa, tornando-se assim uma avaliação que toma em consideração o que é realmente importante para os utilizadores de cada escola, ou seja, para aquela comunidade educativa. No caso das escolas estudadas, de acordo com os resultados obtidos, o que mais contribui para o bemestar dos seus alunos é à relação com os outros, principalmente com os pares, o clima de escola e a parte lúdica - o brincar. Como percebido na presente investigação, a melhoria na gestão escolar pode ser concretizada com base num quadro de referência consensualizado e apropriado pelos próprios atores, adaptado às necessidades, expetativas e desejos de toda a comunidade escolar, visando não apenas o sucesso académico mas também o bem-estar do aluno, dois fatores que se relacionam e potenciam.pt_PT
dc.identifier.tid202909182pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6531
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação institucionalpt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectProcesso educativopt_PT
dc.subjectChange, educational process, institutional assessment, school improvement, school, management, well-beingpt_PT
dc.subjecteducational processpt_PT
dc.subjectinstitutional assessmentpt_PT
dc.subjectwell-beingpt_PT
dc.titleGestão escolar baseada no bem-estar do alunopt_PT
dc.title.alternativeavaliação e melhoria da escola e do processo educativo (dois estudos de caso)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

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Tese - Gestão Escolar baseada no bem-estar do aluno_avaliação e melhoria da escola e do processo educativo_2 estudos de caso_Núria Duarte.pdf
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