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Olhando a educação de infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ainda) o subitizing: da reflexão à investigação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.author | Pinto, Beatriz Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T11:14:14Z | |
dc.date.available | 2025-06-18T11:14:14Z | |
dc.date.issued | 2025-05-25 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, vivido nos anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. O presente documento encontra-se dividido em duas partes, primeiramente a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na Dimensão Reflexiva, que se desenvolveu em contexto de Prática de Ensino Supervisionada em Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, surgem quatro reflexões sobre todo o percurso vivenciado, onde espelho os meus receios e expectativas, as experiências e desafios nos quatro contextos distintos. Inicio a reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche, apresentando uma perspetiva do passado e do presente. Apresento também os meus receios e expectativas, e faço uma referência a toda a experiência que foi a ação educativa em creche, nos vários momentos: planificar, avaliar e refletir. A reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim de Infância deu-me oportunidade de refletir sobre a importância de observar/registar, planificar, agir e avaliar/ documentar. Na reflexão da Prática de Ensino Supervisionada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, num contexto completamente diferente do que tinha vivenciado anteriormente, apresento novos receios e expectativas e reflito sobre a oportunidade de experienciar o papel de professora e os vários pressupostos inerentes à ação educativa. A segunda parte, a Dimensão Investigativa, surge no contexto de Jardim de Infância, partindo do interesse em investigar “A capacidade de subitizing em crianças com 6 anos”. Com base numa metodologia de carácter qualitativo, a recolha dos dados foi realizada através de notas de campo e registos videográficos de 6 crianças de 6 anos a realizarem uma sequência pedagógica constituída por cinco tarefas. Os resultados evidenciam que a sequência pedagógica implementada foi pertinente em contexto de Jardim de Infância. Assim, esta é uma estratégia possível de ser usada que revela a importância de se implementar este tipo de tarefas como oportunidades de aprendizagem para que as crianças desenvolvam competências matemáticas no âmbito do sentido de número. | por |
dc.identifier.tid | 203955617 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13323 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Contagem Oral | |
dc.subject | Matemática | |
dc.subject | Sentido de Número | |
dc.subject | Subitizing | |
dc.subject | Reflexão | |
dc.title | Olhando a educação de infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico e (ainda) o subitizing: da reflexão à investigação | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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