Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com paralisia cerebral: uma intervenção com o projecto BIA

dc.contributor.authorNunes, Mariana
dc.contributor.authorMartins, Catarina
dc.contributor.authorRibeiro, Célia
dc.date.accessioned2020-01-15T19:13:22Z
dc.date.available2020-01-15T19:13:22Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractOs alunos com Paralisia Cerebral (PC) apresentam, frequentemente, problemas de comunicação. As novas tecnologias de informação e comunicação podem ajudar alunos com PC no seu processo de ensino e aprendizagem e na inclusão escolar e social. Com o presente trabalho, pretendeu-se verificar se o software de computador (Projeto Bia) contribui para aumentar o vocabulário de uma criança com PC, especificamente, através da identificação do número de palavras adquiridas durante um programa de intervenção. Tendo por base o desenho de investigação de sujeito único (criança com PC de 8 anos de idade, no 1º ano de escolaridade), foram realizadas intervenções semanais, durante 3 meses, incidindo sobre temas relacionados com atividades de vida diária (alimentação, escola, vestuário, higiene pessoal, adjetivos, noções espaciais e corpo humano). Foram utilizados como instrumentos e técnicas de recolha de dados: observação naturalista, padrão de interação/comunicação, perfil de comunicação funcional e entrevista não estruturada. Foram garantidos o anonimato e integridade dos intervenientes, informando-os que poderiam abandonar a investigação durante o seu decurso. Os objetivos e procedimentos foram claramente apresentados no início da investigação e obtido o consentimento informado. Em todos os temas, o número de palavras no vocabulário a aluna aumentou significativamente. Demonstrou-se que o Projecto Bia auxiliou a aluna com PC a ampliar o vocabulário e a desenvolver o seu processo comunicativo, mais especificamente a iniciativa comunicativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, M., Martins, C. & Ribeiro, C. (2015). O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com Paralisia Cerebral: uma intervenção com o Projecto BIA. Res Net Health 1, ennis16.pt_PT
dc.identifier.issn2183-6841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4426
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.subjectParalisia cerebralpt_PT
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectProjeto Biapt_PT
dc.titleO desenvolvimento do vocabulário numa aluna com paralisia cerebral: uma intervenção com o projecto BIApt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.titleResearch and Networks in Healthpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
57-Texto Artigo-338-1-10-20151118.pdf
Size:
72.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: