Publication
O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com paralisia cerebral: uma intervenção com o projecto BIA
dc.contributor.author | Nunes, Mariana | |
dc.contributor.author | Martins, Catarina | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Célia | |
dc.date.accessioned | 2020-01-15T19:13:22Z | |
dc.date.available | 2020-01-15T19:13:22Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Os alunos com Paralisia Cerebral (PC) apresentam, frequentemente, problemas de comunicação. As novas tecnologias de informação e comunicação podem ajudar alunos com PC no seu processo de ensino e aprendizagem e na inclusão escolar e social. Com o presente trabalho, pretendeu-se verificar se o software de computador (Projeto Bia) contribui para aumentar o vocabulário de uma criança com PC, especificamente, através da identificação do número de palavras adquiridas durante um programa de intervenção. Tendo por base o desenho de investigação de sujeito único (criança com PC de 8 anos de idade, no 1º ano de escolaridade), foram realizadas intervenções semanais, durante 3 meses, incidindo sobre temas relacionados com atividades de vida diária (alimentação, escola, vestuário, higiene pessoal, adjetivos, noções espaciais e corpo humano). Foram utilizados como instrumentos e técnicas de recolha de dados: observação naturalista, padrão de interação/comunicação, perfil de comunicação funcional e entrevista não estruturada. Foram garantidos o anonimato e integridade dos intervenientes, informando-os que poderiam abandonar a investigação durante o seu decurso. Os objetivos e procedimentos foram claramente apresentados no início da investigação e obtido o consentimento informado. Em todos os temas, o número de palavras no vocabulário a aluna aumentou significativamente. Demonstrou-se que o Projecto Bia auxiliou a aluna com PC a ampliar o vocabulário e a desenvolver o seu processo comunicativo, mais especificamente a iniciativa comunicativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nunes, M., Martins, C. & Ribeiro, C. (2015). O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com Paralisia Cerebral: uma intervenção com o Projecto BIA. Res Net Health 1, ennis16. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-6841 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4426 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Paralisia cerebral | pt_PT |
dc.subject | Comunicação aumentativa e alternativa | pt_PT |
dc.subject | Projeto Bia | pt_PT |
dc.title | O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com paralisia cerebral: uma intervenção com o projecto BIA | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Research and Networks in Health | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 57-Texto Artigo-338-1-10-20151118.pdf
- Size:
- 72.18 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: