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Advisor(s)
Abstract(s)
Os alunos com Paralisia Cerebral (PC) apresentam, frequentemente, problemas de
comunicação. As novas tecnologias de informação e comunicação podem ajudar
alunos com PC no seu processo de ensino e aprendizagem e na inclusão escolar e
social.
Com o presente trabalho, pretendeu-se verificar se o software de computador
(Projeto Bia) contribui para aumentar o vocabulário de uma criança com PC,
especificamente, através da identificação do número de palavras adquiridas
durante um programa de intervenção.
Tendo por base o desenho de investigação de sujeito único (criança com PC de 8
anos de idade, no 1º ano de escolaridade), foram realizadas intervenções
semanais, durante 3 meses, incidindo sobre temas relacionados com atividades de
vida diária (alimentação, escola, vestuário, higiene pessoal, adjetivos, noções
espaciais e corpo humano). Foram utilizados como instrumentos e técnicas de
recolha de dados: observação naturalista, padrão de interação/comunicação, perfil
de comunicação funcional e entrevista não estruturada.
Foram garantidos o anonimato e integridade dos intervenientes, informando-os
que poderiam abandonar a investigação durante o seu decurso. Os objetivos e
procedimentos foram claramente apresentados no início da investigação e obtido
o consentimento informado.
Em todos os temas, o número de palavras no vocabulário a aluna aumentou
significativamente. Demonstrou-se que o Projecto Bia auxiliou a aluna com PC a
ampliar o vocabulário e a desenvolver o seu processo comunicativo, mais
especificamente a iniciativa comunicativa.
Description
Keywords
Paralisia cerebral Comunicação aumentativa e alternativa Projeto Bia
Citation
Nunes, M., Martins, C. & Ribeiro, C. (2015). O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com Paralisia Cerebral: uma intervenção com o Projecto BIA. Res Net Health 1, ennis16.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria