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A influência das Online Customer Reviews na intenção de compra do consumidor

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorLoureiro, Miguel Filipe de Sousa
dc.date.accessioned2019-02-01T14:26:55Z
dc.date.available2019-02-01T14:26:55Z
dc.date.issued2018-11-09
dc.description.abstractAs Online Customer Reviews (OCRs) dizem respeito a comentários realizados por consumidores, na Internet, que têm como principal função a avaliação de um produto ou serviço. Este tipo de electronic Word-of-Mouth (e-WOM) é, atualmente, uma importante fonte de informação para os consumidores. Este estudo investiga o impacto das características das OCRs, das características do produto e das características do consumidor na intenção de compra de produtos sobre os quais foram consultadas reviews. Com base numa amostra de 304 inquiridos que consultaram recentemente OCRs sobre vários tipos de produtos, os resultados globais obtidos indicam que a atitude geral relativamente às OCRs, a valência e a qualidade influenciam de forma positiva e significativa a intenção de compra do consumidor. O volume de OCRs e os comentários sobre sustentabilidade ambiental não evidenciaram um impacto estatisticamente significativo na intenção de compra. Contrariamente ao previsto, o efeito moderador da atitude geral do consumidor em relação aos produtos ambientalmente sustentáveis não reforça o efeito positivo dos comentários sobre sustentabilidade ambiental na intenção de compra. Este efeito moderador apesar de significativo, mostrou-se negativo. Na análise por tipo de produto, verificou-se que apenas a valência das OCRs tem um impacto positivo estatisticamente significativo na intenção de compra de produtos de pesquisa, enquanto que, apenas a qualidade das OCRs influencia significativamente e positivamente as intenções de compra de produtos de experiência. Na análise por grau de envolvimento do consumidor com a categoria de produto constatou-se que, em situações de baixo envolvimento apenas a qualidade das OCRs tem um impacto positivo na intenção de compra. Em situações de alto envolvimento, a valência e a qualidade das OCRs têm um impacto positivo e significativo na intenção de compra. O volume de OCRs mostrou não ter um impacto significativo quer nas intenções de compra de bens procura e de bens experiência, quer em situações de baixo e alto envolvimento do consumidor.pt_PT
dc.identifier.tid202163423pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3793
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOnline customer reviewspt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectProdutos de experiênciapt_PT
dc.subjectProdutos de pesquisapt_PT
dc.subjectEnvolvimento do consumidorpt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleA influência das Online Customer Reviews na intenção de compra do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

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