Repository logo
 
Publication

Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dos
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Margarida Fernandes de
dc.contributor.authorSantos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar
dc.date.accessioned2024-02-26T12:03:02Z
dc.date.available2024-02-26T12:03:02Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.description.abstractO conhecimento contextualizado, associado às capacidades de Pensamento Crítico, dota os alunos de competências para trabalhar em equipa, na resolução de problemas e na tomada de decisões fundamentadas. Perante desta premissa, o projeto procurou responder à questão de investigação: “Que competências de pensamento crítico são promovidas por uma proposta pedagógica sobre a biodiversidade na Ilha de S. Miguel, com alunos do 8.º ano?”. Para tal, optou-se pela metodologia orientada para a prática, assente num plano de Design Based Research, de natureza predominantemente qualitativa. De modo a concretizar os objetivos de investigação foi concebida, implementada e avaliada uma proposta pedagógica, aplicada a 21 alunos do 8.º ano, da Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, integrada na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Com o objetivo de realizar a triangulação de dados, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquérito por questionário antes e após a intervenção para levantamento das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos, utilizando o teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta” de Vieira (2003), assim como três questionários sobre a perceção dos alunos acerca da proposta implementada. Recorreu-se ainda à técnica de observação, através de registo no diário do investigador e à análise documental das produções dos alunos. Da análise dos resultados pode-se concluir, em termos genéricos, que a proposta pedagógica contribuiu para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, para a construção de conhecimento científico dos alunos e para a consciencialização da importância da preservação do meio que os rodeia.pt_PT
dc.identifier.tid203537840pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9484
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento Críticopt_PT
dc.subjectProposta Pedagógicapt_PT
dc.subjectCapacidades de Pensamento Críticopt_PT
dc.subjectBiodiversidadept_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino básico do 3º ciclopt_PT
dc.titlePensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
meip_isabel_santos apos correcoes formais.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: