Publication
Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Margarida Fernandes de | |
dc.contributor.author | Santos, Isabel Maria Azevedo de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2024-02-26T12:03:02Z | |
dc.date.available | 2024-02-26T12:03:02Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.description.abstract | O conhecimento contextualizado, associado às capacidades de Pensamento Crítico, dota os alunos de competências para trabalhar em equipa, na resolução de problemas e na tomada de decisões fundamentadas. Perante desta premissa, o projeto procurou responder à questão de investigação: “Que competências de pensamento crítico são promovidas por uma proposta pedagógica sobre a biodiversidade na Ilha de S. Miguel, com alunos do 8.º ano?”. Para tal, optou-se pela metodologia orientada para a prática, assente num plano de Design Based Research, de natureza predominantemente qualitativa. De modo a concretizar os objetivos de investigação foi concebida, implementada e avaliada uma proposta pedagógica, aplicada a 21 alunos do 8.º ano, da Escola Secundária de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, integrada na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Com o objetivo de realizar a triangulação de dados, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquérito por questionário antes e após a intervenção para levantamento das capacidades de Pensamento Crítico dos alunos, utilizando o teste de Pensamento Crítico “Onde existe água no planeta” de Vieira (2003), assim como três questionários sobre a perceção dos alunos acerca da proposta implementada. Recorreu-se ainda à técnica de observação, através de registo no diário do investigador e à análise documental das produções dos alunos. Da análise dos resultados pode-se concluir, em termos genéricos, que a proposta pedagógica contribuiu para a mobilização de capacidades de Pensamento Crítico, para a construção de conhecimento científico dos alunos e para a consciencialização da importância da preservação do meio que os rodeia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203537840 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9484 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Crítico | pt_PT |
dc.subject | Proposta Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Capacidades de Pensamento Crítico | pt_PT |
dc.subject | Biodiversidade | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 3º ciclo | pt_PT |
dc.title | Pensamento Crítico e Preservação da Biodiversidade na Ilha de S. Miguel: um estudo de caso com alunos do 8.º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- meip_isabel_santos apos correcoes formais.pdf
- Size:
- 2.59 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: