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Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formação

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorCoelho, José Carlos Quaresma
dc.contributor.authorCabral, Ana Maria Simões Abreu
dc.date.accessioned2021-03-09T14:52:38Z
dc.date.available2021-03-09T14:52:38Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.description.abstractIntrodução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados.pt_PT
dc.identifier.tid202667944pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5459
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteracia em saúdept_PT
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_PT
dc.subjectConhecimentos sobre AVCpt_PT
dc.subjectAção de formaçãopt_PT
dc.titleLiteracia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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Literacia em Saúde. Conhecimentos sobre AVC (1).pdf
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