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Competências digitais de docentes após o ensino remoto de emergência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Florenciano, Anabela dos Santos Ferreira Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T14:48:00Z | |
dc.date.available | 2022-09-12T14:48:00Z | |
dc.date.issued | 2022-07-28 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de competências digitais dos cidadãos é central em todos os domínios da sociedade, pelas implicações que tem no aumento da qualidade dos serviços, na forma de nos ligarmos e relacionarmos, e nos processos de ensino e aprendizagem. Têm surgido referenciais, a nível nacional e internacional, com o intuito de capacitar e proporcionar aos professores ferramentas digitais que lhes proporcionem uma melhor adaptação à profissão. O encerramento das escolas proveniente da exigência de atenuar a dis-seminação do vírus SARS-CoV-2 impôs a adoção de um ensino remoto de emergência e a consequente adaptação de professores e alunos. Este contexto estimulou o desenvolvimento de novas competências digitais e de soluções inovadoras para a ação pedagógica e que podem ser utilizadas no ensino presencial após a pandemia. Com este estudo pretendeu-se analisar os níveis de apropriação das tecnologias digitais e as competências digitais em docentes dos 2º e 3º ciclos de ensino básico, em Portugal. Aplicou-se um questionário online a 118 docentes e obtiveram-se 78 respostas. Os resultados apontam para uma perceção em geral positiva sobre o modo como os professores se apropriaram das tecnologias digitais e das competências digitais após o ensino remoto de emergência. Considerando o referente utilizado sobre os diferentes níveis de apropriação das tecnologias digitais, os resultados mostram que mesmo assim os professores respondentes têm ainda margem para evoluir e investir na sua formação em termos digitais, pois a maioria ainda se encontra no nível de apropriação Adaptação, o que pode significar que utilizam as tecnologias periodicamente e que estas podem estar inseridas na planificação das suas atividades pedagógicas. Em tempo de pós pandemia a utilização pedagógica das tecnologias continua perspetivada como um recurso complementar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203059255 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7649 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.subject | Níveis de apropriação das tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Pandemia COVID 19 | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia da informação e Comunicação | pt_PT |
dc.title | Competências digitais de docentes após o ensino remoto de emergência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
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