Repository logo
 
Publication

A relevância do empowerment no empenhamento afetivo, na orientação para o cliente e na intenção de turnover dos colaboradores do setor hoteleiro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMarcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro
dc.contributor.authorAytekin, Denise de Sousa
dc.date.accessioned2018-09-12T13:50:35Z
dc.date.available2018-09-12T13:50:35Z
dc.date.issued2018-07-12
dc.description.abstractA crescente competitividade no setor hoteleiro vem criando cada vez maiores necessidades em desenvolver e potenciar as competências dos colaboradores da organização, principalmente daqueles que gerem os contactos com o cliente, de forma a aumentar a sua satisfação e fidelização, potenciando o lucro. Este estudo aborda o papel do empowerment como antecedente do empenhamento afetivo, da orientação para o cliente e da intenção de turnover dos colaboradores de front-office do setor hoteleiro português, através de um estudo empírico quantitativo com uma amostra de 165 colaboradores deste setor. Foi provado que o empowerment se relaciona positivamente com o empenhamento afetivo e com a orientação para o cliente e se relaciona negativamente com a intenção de turnover. Concluiu-se também que o empenhamento afetivo assume um papel mediador entre o empowerment e a orientação para o cliente e entre o empowerment e a intenção de turnover. As conclusões deste estudo permitem demonstrar aos gestores deste setor a relevância do empowerment na competitividade das empresas, sugerindo o desenvolvimento e implementação de políticas capazes de desenvolver o empowerment dos seus colaboradores e incentivando a convergência entre a Gestão de Recursos Humanos e o Marketing e o alinhamento das suas políticas como forma de chegar à satisfação dos clientes internos e externos, o que por sua vez contribui para o sucesso organizacional.pt_PT
dc.identifier.tid201973448pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3536
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectEmpenhamento afetivopt_PT
dc.subjectOrientação para o clientept_PT
dc.subjectIntenção de turnoverpt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleA relevância do empowerment no empenhamento afetivo, na orientação para o cliente e na intenção de turnover dos colaboradores do setor hoteleiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A relevancia do empowerment no empenhamento afetivo na orien.pdf
Size:
1.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: